O Orkut, a icônica rede social do Google que dominou os anos 2000, voltou a ser um dos tópicos mais discutidos no X (antigo Twitter) na última segunda-feira (12). Os brasileiros relembraram com nostalgia as comunidades que faziam do Orkut um espaço de encontros virtuais e discussões sobre interesses variados.
Entre as comunidades mais notórias, destacavam-se “Eu Odeio Acordar Cedo”, com mais de 6 milhões de membros, e “Eu amo minha MÃE!”, que contava com cerca de 4,5 milhões de integrantes. Essas comunidades eram exemplos de como o Orkut conseguiu conectar pessoas com interesses semelhantes de forma genuína e engajada.
O engenheiro ressaltou que o Orkut era uma rede social autêntica e teceu críticas as plataformas atuais.
“Acho que todos nós queremos algo como o Orkut de volta. As pessoas se lembram das comunidades que construíram e se lembram do espírito autêntico. Acho que nunca houve um momento melhor para trazer essa experiência autêntica de volta ao mundo porque as redes sociais se transformaram em mídia social. Em vez de conectar pessoas, criar comunidades, é sobre profissionais de marketing, corporações e influenciadores. E como todo mundo, eu adoraria que o Orkut voltasse em breve — disse o engenheiro”, disse.
Quando era ativo, o site chegou a ter 300 milhões de usuários em todo mundo. Para Buyukkokte, a rede social foi criada com objetivo de posicionar comunidades e unir as pessoas. Segundo o engenheiro, as plataformas atuais priorizam o lucro em cima de “negatividade e raiva”.
Apesar do anúncio de que a rede social deve voltar, o engenheiro não informou nenhum prazo para o retorno. Desde 2022, o site foi reativado com uma mensagem que avisa que algo novo estava sendo construído.