quinta-feira , 21 novembro 2024
Lar Notícias Confraria Nota Azul encerra atividades do ano com concerto em fazenda centenária
Notícias

Confraria Nota Azul encerra atividades do ano com concerto em fazenda centenária

A Confraria Nota Azul e Associação Mineira de Cultura e Educação Patrimonial (AMCEP) fecharam com chave de ouro as atividades do ano de 2023 com um concerto na Fazenda Bonserá, em Lavras (MG), neste sábado (16).

O músico, violonista e pesquisador lavrense Ewerton de Brito surpreendeu o público com peças de Heitor Villa Lobos, João Pernambuco, Paulinho Nogueira, Luis de Narvaes, Robert de Visee, dentre outros compositores.

Músico Ewerton de Brito durante concerto na fazenda Bonserá, em Lavras (MG)

Com curadoria de Dea Backheuser, Rômulo Pizzolante e Silvia Diniz, o concerto integra o projeto “Sonâncias e Ressonâncias – Uma Ponte Poética entre o Rio de Janeiro e o Campo das Vertentes”. A apresentação também encerrou o ciclo de apresentações do violonista realizado na cidade Roma (Itália), em outubro passado.

O curador do concerto Rômulo Pizzolante e a co-produtora Marcela Venturin 

Instituição sem fins lucrativos, que visa promover a educação através da arte, a Confraria Nota Azul promoveu três grandes apresentações em Lavras neste ano, com Rosana Lanzelotte, o Quarteto Atlântico e o violinista Marcus Vinícius.

A co-produtora do concerto de câmara, Marcela Venturin, anunciou novidades para o próximo ano, com a realização de concertos especiais para unir Música e Arquitetura.

“A ideia é resgatar a história desses lugares e dialogar com a música. Queremos que o publico seja transportado para lugares que inspirem e elevem suas sensibilidades”, afirmou.

Membro da Confraria Nota Azul, Rômulo Pizzolante, afirmou que, para o próximo ano, a instituição dará prosseguimento a série de concertos didáticos em escolas e promover concertos de câmara em espaços alternativos. Uma das propostas é também fazer uma turnê pelo Campo das Vertentes.

Fazenda Bonserá, palco do concerto de câmara, foi construída em 1753, em Lavras (MG)  

Visões

A sede da Fazenda Bonserá do Madeira, originalmente chamada de Fazenda Mato Dentro, foi erguida em 1752, por João Custódio Pereira. Além do excelente concerto, o público presente, que lotou o espaço, pode experenciar a beleza de sua arquitetura colonial e um delicioso coquetel. A Miss Brasil Curves 2023, Jô Gouveia, participou do evento.

Alexandre Teixeira Vila, empresário da marca de café Refazenda em Nepomuceno, elogiou a iniciativa de reunir pessoas em torno da mesa e da música.

“O café propicia essa conexão entre as pessoas. Com esse evento, Ewerton de Brito promove também uma conexão entre a Itália e Minas Gerais. Tudo isso faz com que busquemos o novo com mais sustentabilidade”, avaliou o empresário.

A professora Maria Adélia Costa Ribeiro, 82 anos, foi uma das testemunhas desse encontro marcado pela poesia, a música e a celebração da vida. “Foi um concerto maravilhoso, eu fiquei encantada. Pude ouvir com clareza cada nota executada por Ewerton de Brito”, encerrou.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Prestes a ser lançada, Rota de Cicloturismo de Lavras promete ser marco histórico

Um dos projetos turísticos mais bem estruturados a serem implantados na cidade,...

Cadelas vítimas de maus tratos são acolhidas pelo Parque Francisco de Assis

Em 20 de novembro de 2024, militares do Grupamento de Polícia Militar...

Ex-aluno da Ufla morre em acidente automobilístico

Um ex-aluno da Ufla morreu nesta segunda-feira (18) após um acidente automobilístico....

Castração de animais continua a todo vapor em Lavras

A Prefeitura Municipal de Lavras informa que a castração de cães e...