segunda-feira , 13 janeiro 2025
Lar Negócios Coca-Cola vende o laticínio Verde Campo em Lavras
Negócios

Coca-Cola vende o laticínio Verde Campo em Lavras

Pelo acordo firmado com a Coca-Cola, a Porto Alegre terá 70% do capital da Verde Campo, e os outros dois sócios terão 30% — Foto: Verde Campo/Divulgação

A Coca-Cola Company, por meio da Leão Alimentos, acertou a venda da fabricante de lácteos Verde Campo para a Laticínios Porto Alegre — que pertence ao grupo suíço Emmi Group — e para os próprios fundadores da Verde Campo, Alessandro Rios e Álvaro Gazola. O negócio marca a saída da Coca-Cola do segmento no Brasil.

Os sócios usaram recursos próprios para a aquisição, mas o valor da operação é mantido em sigilo. Pelo acordo, a Porto Alegre terá 70% do capital da Verde Campo, e os outros dois sócios terão 30%. Rios e Gazola participarão do conselho de administração, assim como a Emmi Group, que desde 2017 é dona de 70% da Porto Alegre. Por enquanto, a decisão da Coca de sair de lácteos ocorreu somente no Brasil.

“Nós estamos ampliando ainda mais nossa posição no mercado brasileiro e aumentando o valor do nosso portfólio. Estamos certos de que, unindo forças com os fundadores da Verde Campo, podemos por a marca na rota de crescimento rentável”, disse Ricarda Demarmels, CEO da Emmi Group.

“Já somos parceiros em outros negócios, e resolvemos unir forças para fazer essa compra”, disse Rios ao Jornal Valor Econômico. Segundo o empresário, a Coca-Cola tomou a decisão de vender operações em áreas em que sua relevância é pequena. Globalmente, a empresa produzia em torno de 400 tipos de bebidas, mas já anunciou que vai deixar de produzir cerca de metade delas.

Ontem (15/4), a Verde Campo enviou um comunicado aos clientes informando que a venda foi “decisão estratégica da Coca-Cola Company, parte da constante avaliação dos ativos da companhia, que permite lapidar o portfólio nos mercados onde opera”. Procurada, a Verde Campo e a Coca-Cola não comentaram o assunto.

Rios e Gazola fundaram a Verde Campo em 1999 e a venderam para a Coca-Cola, por meio da Leão Alimentos, no fim de 2015. A empresa mineira tem como foco a produção de laticínios funcionais, como zero lactose, com alto teor proteico e com probióticos. Ela processa em torno de 120 mil litros de leite por dia e faturou R$ 423 milhões em 2023. “Mesmo que a Coca-Cola tenha mantido o propósito da empresa, entendo que ela ainda tem um potencial muito grande e que faz sentido voltar para a operação”, disse Rios.

Fonte: Globo Rural 

 

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Maior fábrica de cosméticos do mundo será sediada em Pouso Alegre

A cidade de Pouso Alegre sediará a maior fábrica de cosméticos do...

Pagamento de boletos por Pix é aprovado pelo Banco Central

Os boletos de pagamento poderão ser pagos não apenas por código de...

Ativação da Rota do Cicloturismo de Lavras mostra potencial da região

Um encontro marcado pela presença de especialistas, empresários e ciclistas, realizado no...

Supermercados Rex lança a sua Campanha de Natal 2024

Intitulada como Natal dos Sonhos com os Supermercados Rex, a campanha abrange...