Lar Cultura Centenário de Foucault terá lançamento de inéditos no Brasil
Cultura

Centenário de Foucault terá lançamento de inéditos no Brasil

No ano em que celebramos 100 anos de Michel Foucault, a Editora Unesp anuncia a publicação de textos inéditos no Brasil do autor de História da Loucura e História da Sexualidade.

No ano do centenário do autor de “História da Sexualidade” e “História da Loucura”, a Editora Unesp vai lançar textos inéditos no Brasil do filósofo francês Michel Foucault (1926-1984).

Entre obras já publicadas e cursos que vêm sendo organizados nos últimos anos pela editora Seuil, célebre por reunir autores do estruturalismo e pós-estruturalismo francês, há obras nunca antes publicadas comercialmente no país.

A primeira delas é “Arqueologia da Ciências Humanas”, obra baseada em um curso ministrado por Foucault em 1965 na Universidade de São Paulo, durante sua primeira visita ao Brasil. O curso funcionou como uma espécie de enredo histórico e filosófico e introdução a sua obra-prima, “As Palavras e As Coisas”, públicada na França em 1966.

Neste mesmo ano, o filósofo se mudou para a Tunísia, onde ficou até 1968 e ocupou a cátedra de filosofia da Universidade de Tunis, onde ficou até 1968. Um de seus cursos se intitulava “O Lugar do Homem no Pensamento Moderno – Curso de Túnis” e sua transcrição, inédita no mercado editorial, que será lançada na França em setembro deste ano para depois chegar ao Brasil pela Unesp, ainda sem uma data prevista.

Além dos dois títulos, serão publicados aqui dois textos que não têm tradução comercial no Brasil, apesar de circularem em círculos acadêmicos: “Fenomenologia e Psicologia” e “Binswanger e a Análise Existencial”, ambos publicados na França em 2021 pela Gallimard/Seuil.

Para fechar os cinco títulos, está sendo traduzido “Nietzsche – Cursos, conferências e trabalho”, que saiu em 2024 na França, e que reúne, como sugere o título, aulas, conferências e trabalhos de Foucault sobre um de seus autores favoritos.

“Ao publicar títulos recém-lançados na França em 2024 e 2025, ou ainda no prelo — como o aguardado Curso de Túnis —, estabelecemos uma simultaneidade inédita que permite ao leitor brasileiro acompanhar, em tempo real, os mais recentes lançamentos do arquivo foucaultiano, consolidando o Brasil como um dos principais centros de debate da filosofia contemporânea”, avalia Jézio Hernani Bonfim Gutierre, diretor-presidente da Fundação Editora da Unesp.

Fonte: Folha de São Paulo 

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Lavras investe na arte e vai pagar até R$ 1 mil por apresentação em 2026

A Prefeitura de Lavras abriu edital para credenciamento de artistas interessados em...

Quem Brilha no Carnaval Pelas Ruas da Cidade?

 O Curta Lavras foi para as ruas para encontrar quem realmente faz...

CarnaLavras começa com explosão de alegria, samba e axé na Rua Melo Viana

Multidão animada deu o tom da primeira noite de folia! O primeiro...

Sexta-feira 13 inspira maratona de filmes de terror

Chloë Grace Moretz foi a primeira adolescente a interpretar Carrie.  Com uma...