sábado , 23 novembro 2024
Lar Notícias Cartórios lançam ferramenta para prevenir golpes na transferência de veículos
Notícias

Cartórios lançam ferramenta para prevenir golpes na transferência de veículos

Plataforma, denominada Central Notarial de Transferência Veicular (CNTV), permite que os cartórios confiram a veracidade dos documentos apresentados pelos usuários do serviço por meio da comparação com dados diretamente no site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

O Colégio Notarial do Brasil (CNB/MG), entidade que representa os Cartórios de Notas de Minas Gerais, lançou nesta segunda-feira (11/3) uma ferramenta para checar possíveis fraudes no processo de transferência veicular.

A plataforma, denominada Central Notarial de Transferência Veicular (CNTV), permite que os cartórios confiram a veracidade dos documentos apresentados pelos usuários do serviço por meio da comparação com dados diretamente no site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Para a checagem, os Cartórios de Notas do estado terão acesso a Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo (ATPV-e) e o Certificado de Registro de Veículo (CRV).

Victor de Mello e Moraes, presidente do CNB/MG, explica que os golpes de adulteração de informações essenciais no processo de transferência têm aumentado, principalmente com a dispensa da impressão desses documentos em papel de segurança. “A pessoa baixa a ATPV-e no site da companhia estadual de trânsito e depois modifica esses dados para aplicar a fraude”, explica.

A Central, oriunda do art. 18-A da Lei nº 15.424, de 2004, também possibilita o reconhecimento eletrônico de assinaturas por meio do e-Not Assina.

A novidade foi bem recebida pelos trabalhadores da área, segundo Walkíria Rabelo, presidente do Sindicato dos Notários e Registradores de Minas Gerais (Sinoreg-MG). “É uma iniciativa do estado de Minas, somos pioneiros no Brasil. Estamos empolgados com essa nova facilidade”, diz.

Como acessar

A verificação dos documentos de transferência veicular tem custo de R$4,80 e pode ser solicitada em um Cartório de Notas de Minas Gerais ou pela plataforma e-Notariado (www.e-notariado.org.br).

Nos cartórios, é necessário que o usuário consulte a disponibilidade do serviço, pois a CNTV está em fase de implantação.

Versão atualizada

O presidente do Colégio Notarial do Brasil afirma que uma segunda versão da Central está em desenvolvimento para reforçar a segurança. O objetivo é que com a atualização os cartórios possam consultar se o veículo em transferência apresenta alguma irregularidade como multas e atraso no IPVA. “A ideia é que eventualmente todo processo seja digital. Será mais seguro e rápido”, diz Victor de Mello.

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Consumo de produtos ultraprocessados causa 6 mortes por hora no país

Um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aponta que o Brasil gasta,...

Loja Maçônica 20 de Julho reúne comunidade para celebrar seus 22 anos

A @lojamaconica20dejulho celebrou , nesta quinta-feira (21), os seus 22 anos de fundação....

Lavras: Instituições de caridade recebem 252 kg de pescado apreendido

Em 21 de Novembro de 2024, considerando o Período da Piracema 2024/2025,...

PF indicia Bolsonaro e militares por plano de golpe

A Polícia Federal (PF) indiciou nesta quinta-feira (21) o ex-presidente Jair Bolsonaro...