O Dia Nacional da Juventude na Diocese São João del-Rei foi celebrado neste domingo, 27, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na cidade de Carrancas. Mais de mil e quinhentos jovens estiveram presentes participando de momentos de animação, formação, rodas de conversa e caminhada de fé, além da Adoração e bênção do Santíssimo Sacramento e celebração da Santa Missa.
O Dia Nacional da Juventude (DNJ) surgiu em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude, promovido pela Organização das Nações Unidas. Estava evidente que a juventude precisava mobilizar-se e construir espaços de participação, para pensar e repensar uma nova sociedade. O DNJ é um momento de confraternização, de reflexão, de evangelização e de missão. É oportunidade de testemunhar a alegria de ser jovem, seguidor de Jesus, parte de uma Igreja em saída. De revelar o dinamismo, a criatividade, a alegria e o rosto jovem no âmbito da Igreja.
A festa teve início logo cedo com a acolhida das caravanas no bairro João Paulo II. Na concentração, eles foram acolhidos pelas equipes e pelo pároco, padre Lucas Alerson de Souza. A programação ainda contou com Adoração ao Santíssimo Sacramento no adro da matriz, Momento Mariano, caminhada recitando o Santo Terço até a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, Oficina sobre o ano jubilar, via-sacra e, claro, muita animação. Neste ano o evento teve como tema “Juventudes na Cultura do Encontro” e o lema “O diálogo nos aproxima e ajuda na construção de um mundo novo”, seguindo a inspiração bíblica “Onde quer que permaneças, permanecerei contigo” (Rt 1,16).
Segundo Mariana Santos, a jovem coordenadora do Setor Diocesano de Juventude, o DNJ foi um dia de muitas bênçãos e de muita alegria. “Pudemos contar com jovens de todos os cantos da nossa Diocese que participaram ativamente e com muita animação do começo ao fim. Foi um dia muito especial em que as juventudes puderam viver o tema do evento na prática indo ao encontro de outros jovens e, principalmente, ao encontro com Deus. A comunidade de Carrancas, juntamente com o pároco, Padre Lucas, abraçaram o evento com muito empenho, acolhendo nossos jovens com muito carinho. Só temos a agradecer por esse dia e a todos que se empenharam para que tudo ocorresse da melhor forma. Sigamos, queridos jovens, como peregrinos da esperança, levando ao mundo a luz e a alegria do Evangelho. Que Nossa Senhora da Conceição abençoe, guarde e proteja a cada um de vocês”, pontua.
“A energia e o entusiasmo das juventudes presentes no evento foram contagiantes, proporcionando momentos de alegria, aprendizado, crescimento pessoal e fortalecimento de nossa fé. Com o tema deste ano, ‘Juventudes na Cultura do Encontro’, foi de suma importância observar a adesão das juventudes ao DNJ, demonstrando a disposição de ir ao encontro e buscar Jesus. Essa bonita demonstração de fé é também resultado de um trabalho em união com nossos grupos e movimentos juvenis. Juntos, temos a capacidade de crescer e realizar ainda mais por nossas comunidades e paróquias, promovendo um ambiente de solidariedade e cooperação que enriquece a vida da Igreja. Expresso minha gratidão à Paróquia de Nossa Senhora da Conceição da cidade de Carrancas, na pessoa do Padre Lucas, que tão bem nos acolheu. Agradeço igualmente a todos que contribuíram para a realização deste evento, proporcionando-nos momentos profundos de oração, alegria e um verdadeiro encontro com Deus. Que possamos continuar a incentivar a participação ativa das juventudes em nossa Diocese, para que juntos possamos construir um futuro repleto de esperança e fraternidade”, pontuou o seminarista Giovane Ferreira.
A celebração do DNJ foi encerrada com a Missa presidida pelo bispo diocesano, Dom José Eudes Campos do Nascimento. “Quantas maravilhas Deus realizou na vida da nossa juventude, da Diocese de São João del-Rei. Fico muito feliz em ver no rosto de cada jovem a alegria estampada por estar aqui. Me alegro em ver a participação ativa da juventude na vida das nossas comunidades, ajudando nesse belo trabalho de evangelização e procurando sempre levar a Boa Nova do Evangelho em todos os lugares. é bonito perceber as diversas expressões juvenis presente em nossas paroquias, em toda a nossa amada Diocese. Por isso louvo e agradeço a vida de todos vocês, meus queridos jovens”, expressou o bispo, durante a homilia.
A celebração também marcou o anúncio de envio da jovem Maria Rita para a atividade missionária, representando o Regional Leste II, na cidade de Marabá, localizado no sudeste do estado do Pará, Região Norte do país, além da divulgação da data da Via Lucis, que será no dia 26 de abril.