quarta-feira , 10 setembro 2025
Lar Notícias Carlo Acutis, padroeiro da internet, torna-se santo neste domingo
Notícias

Carlo Acutis, padroeiro da internet, torna-se santo neste domingo

The body of Carlo Acutis, an Italian boy who died in 2006 of leukemia, lies in his tomb in Assisi, Italy, on Saturday, March 1, 2025. (AP Photo/Gregorio Borgia)

O beato Carlo Acutis será canonizado neste domingo (7), em cerimônia no Vaticano, presidida pelo papa Leão XIV. Morto aos 15 anos em decorrência de uma leucemia, o jovem italiano ficou conhecido como “padroeiro da internet”, por usar as redes sociais e seus conhecimentos de informática para evangelizar. Ele será o primeiro santo da geração millennial, que abrange os nascidos entre as décadas de 1980 e 1990.

A celebração está marcada para as 10h, no horário local (5h em Brasília). Esta será a primeira canonização conduzida por Leão XIV, eleito em maio deste ano, após a morte do papa Francisco — responsável por destacar Carlo como exemplo para a juventude, por unir fé, simplicidade e proximidade com o mundo contemporâneo.

Quem foi Carlo Acutis

Nascido em Londres, em 1991, e criado em Milão, Carlo era apaixonado por videogames, tecnologia e pela fé católica. Desde a infância, demonstrava devoção à Eucaristia e à Virgem Maria. Ainda adolescente, criou um site para divulgar milagres eucarísticos e aparições marianas reconhecidas pela Igreja. Faleceu em 2006, mas deixou marcada sua dedicação em ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade.

Milagres reconhecidos

A Igreja Católica reconheceu dois milagres atribuídos à intercessão do jovem. O primeiro ocorreu em Campo Grande (MS), em 2013, quando o menino Matheus Vianna foi curado de uma doença congênita ao tocar uma relíquia de Carlo. O segundo aconteceu em 2022, na Itália, quando a costarriquenha Valéria Valverde sobreviveu e se recuperou rapidamente de um grave acidente de bicicleta após orações feitas por sua mãe no túmulo de Carlo, em Assis.

Processo de canonização

Segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a canonização é a etapa final de um processo que inclui investigação da vida do candidato, comprovação de virtudes e reconhecimento de dois milagres. Com a proclamação do papa, a devoção ao novo santo passa a ser reconhecida em toda a Igreja Católica.

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

CTAMAF representa Lavras no maior evento de Karatê de Contato do país

Nos dias 13 e 14 de setembro de 2025, o projeto CTAMAF...

Atleta do CRIA conquista bronze no Brasileiro Sub-20 de Atletismo

No primeiro ano na categoria sub-20, o jovem atleta Isaqueu Furtado Moreira,...

NAF do Unilavras oferece apoio gratuito para declaração do ITR

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) do Unilavras está prestando...

Aliança Energia lança documentário sobre monitoramento de peixes no Rio Grande

A Aliança Energia acaba de lançar o documentário “Caminhos do Rio Grande:...