O grupo Capoeira Tradição e Associação Contato firmaram uma parceria para qualificar o acolhimento e a inclusão de crianças e adolescentes autistas. A reunião aconteceu neste sábado (1). Essa foi a forma encontrada pelas entidades para contribuir com o trabalho de inclusão das pessoas portadoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Fundado em 2003 em Lavras pelo Mestre Grilo, o Grupo de Capoeira Tradição se consolidou como uma das principais referências culturais da cidade. O mestre fundador criou a metodologia de ensino e trabalho do Grupo Tradição e abriu os caminhos que o grupo tivesse condição de expandir em Lavras e em outros municípios. Com mais de 400 alunos ativos, o grupo não apenas ensina a arte da capoeira, mas também desempenha um papel crucial na formação de cidadãos conscientes e responsáveis.
A Contato é uma associação civil de caráter assistencial, beneficente e sem fins lucrativos. Seu principal objetivo é buscar desenvolver a pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos três pilares básicos: socialização, comunicação e comportamento. A associação atua na orientação, informação e capacitação, a fim de garantir tratamento adequado, assistência familiar, buscando educação de qualidade para as pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista).
Perfil
O número de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Brasil é estimado em 2 milhões. Esse número corresponde a cerca de 1% da população brasileira. Os sintomas do autismo são: pouco contato visual, dificuldade para expressar ideias e sentimentos, aborrecimento com mudanças na rotina, comportamentos repetitivos, maior interesse em objetos do que pessoas, maior sensibilidade a sons, luzes, cheiros ou contato, não responder ao próprio nome ao ser chamado e dificuldades na comunicação.