A família de Enzo Veiga, um menino de 4 anos, tem mobilizado e região de Lavras para salvar sua vida. A criança é portadora de uma doença rara e necessita de uma um transplante de medula óssea.
Natural de Nepomuceno, o menino permanece internado há dois meses no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital das Clínicas da UFMG, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. Sua irmã mais nova, Antonella, de 1 ano e oito meses, também teve a vida ceifada pela mesma doença há três meses.
A família tem usado as redes sociais para conseguir um doador de medula óssea. Para ser doador, o cidadão precisa fazer um cadastro no Posto de Coleta da Fundação Hemominas, em Lavras. Ele funciona das 7h30 às 11h30, na Avenida Ernesto Matioli, 8851, bairro Santa Efigênia.
A estimativa é de que a chance de se encontrar um doador compatível é de 1 em 100 de doadores aparentados e 1 em 100 mil entre não aparentados. Por isso é necessária uma grande quantidade de voluntários, e com isso aumentar a possibilidade de encontrar um doador compatível.
Para se cadastrar como doador de medula óssea é necessário atender os seguintes requisitos:
Para se cadastrar como doador de medula óssea é necessário atender os seguintes requisitos:
Ter entre 18 e 35 anos de idade;
Estar em bom estado geral de saúde;
Não ter doença infecciosa transmissível pelo sangue;
Não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico;
Algumas complicações de saúde não são impeditivas para doação, sendo analisado caso a caso;
Para o cadastro, será colhida uma amostra de sangue (5ml) para realização do teste de compatibilidade (HLA).