A Confraria Nota Azul promoveu na manhã desta sexta-feira (24/11) mais uma edição da série Concertos Didáticos. O concerto de câmara com a Camarata Laranjeiras aconteceu no Centro Educacional Batista – PIB em Casimiro de Abreu, município do interior do Rio de Janeiro.
Com curadoria de Dea Backheuser e Rômulo Pizzolante, a apresentação emocionou a plateia formada por jovens estudantes com um repertório especialíssimo. Os músicos fizeram o público presente se envolver com palmas e danças.
O concerto veio de encontro ao Mês da Música, comemorado pelo Centro Educacional Batista, com o tema “Aprendendo e ensinando o ritmo das emoções”. A diretora da instituição, Mairy Cardoso da Mota Bastos, destacou a importância dessa proposta.
“Queremos oferecer aos nossos alunos e educadores os benefícios que a música proporciona nos campos educacional, cultural, fisiológico, neurológico e emocional. A intenção é possibilitar a todos o acolhimento, a sensibilização e a edificação. Além de propiciar a aprendizagem através do ritmo, da harmonia e das sensações estabelecidas em nosso cérebro”, afirmou.
Músicos da Camerata Laranjeiras ao lado dos curadores da série Concertos Didáticos da Confraria Nota Azul, Dea Backheuser e Rômulo Pizzolante.
A instituição trabalha com crianças acolhidas no projeto social abraçado pela Primeira Igreja Batista em Casimiro de Abreu. A escola aposta na arte e no esporte como veículos para despertar a imaginação, o conhecimento e a cultura entre seus alunos.
Com sua grande sensibilidade pedagógica e didática, a Camerata Laranjeiras apresentou um repertório eclético, no qual constou Edvard Grieg (1843-1907) e Tom Jobim (1927-1994), além de canções do universo da música pop, como Beyoncé e Guns in Roses. O grupo mostrou como a música pode estabelecer as mais diferentes conexões com a nossa alma. O concerto foi encerrado com uma apresentação musical dos próprios alunos Centro Educacional Batista.
Alunos do Centro Educacional Batista – PIB em Casimiro de Abreu (RJ) enceraram o concerto com uma apresentação.
Essa edição do Concertos Didáticos realizada pela Confraria Nota Azul conseguiu cumprir mais uma vez a sua função que é promover a educação através da arte. O objetivo é oferecer concertos de câmara para escolas públicas e privadas, tendo como propósito aprofundar a linguagem e o aprendizado musical.
“Essa apresentação faz despertar na comunidade escolar as aptidões que estão adormecidas. A música tem colaborado no desenvolvimento da sensibilidade de nossos alunos, mostrando ser de enorme importância para o desenvolvimento emocional e de interação social”, finalizou Mairy Cardoso da Mota Bastos.