Na tarde desta quarta-feira, 23, após a reunião realizada na Cúria Diocesana, o Bispo de São João del-Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento, emitiu um decreto de criação da Comissão Diocesana de Arquitetura, Arte Sacra e Bens Culturais da Igreja.
A Comissão tem como objetivo investigar, conhecer, valorizar e divulgar o rico patrimônio arquitetônico, sacro e cultural eclesiástico existente no território da Diocese de São João del-Rei, além de analisar as propostas de intervenções. A Comissão é formada por padres, artista sacro, engenheiro e arquiteta.
Confira o decreto na íntegra!
DECRETO DE CRIAÇÃO DA COMISSÃO DIOCESANA DE ARQUITETURA, ARTE SACRA E BENS CULTURAIS
Aos que este DECRETO virem saudações e bênção no Senhor!
CONSIDERANDO o exposto na Constituição Conciliar Sacrosanctum Concilium sobre a Sagrada Liturgia, no teor dos números 46 e 126.
CONSIDERANDO a disposição dos cânones 1189; 1215 §1, §2 e §3; 1216 do CIC83.
CONSIDERANDO atender aquilo que propõe a Igreja Universal e a Igreja no Brasil sobre o cuidado com o patrimônio eclesiástico em todas as suas dimensões. Sabemos que “os presbíteros, mesmo os mais preparados, não podem responder aos problemas de construção de um templo ou adaptação, conservação e restauração dos bens artísticos da igreja sem recorrer a peritos que, pela sua especialidade, garantam uma execução séria da obra. Como resposta a essa necessidade, a Igreja propõe a formação de uma Comissão Diocesana de Arte Sacra, ampliada posteriormente como Comissão de Arte Sacra e Bens Culturais da Igreja” (Estudos da CNBB 106, 98). Concordamos também que “a caminho de um renovado diálogo, a Igreja, assumindo o que lhe compete como guardiã primeira dos bens culturais eclesiásticos, propõe-se a inaugurar um novo ciclo no que diz respeito ao cuidado e à proteção do seu patrimônio. Reconhecendo a necessidade de cooperação técnica, a Igreja confia o trabalho a profissionais especializados e empresas qualificadas e acompanha seu desenvolvimento por intermédio das Comissões de Arquitetura e Arte Sacra e Bens Culturais. A estas, compete a garantia de um projeto de adequação litúrgica fiel às normas eclesiásticas” (Estudos da CNBB 113, 148).
CONSIDERANDO o teor do DECRETO Nº 004/2024 – D de 30 de maio de 2024, sobre ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DOS BENS ECLESIÁSTICOS promulgado, protocolado e comunicado aos PÁROCOS e ADMINISTRADORES PAROQUIAIS da Diocese de São João del-Rei – MG,
DECRETO
a CRIAÇÃO DA COMISSÃO DIOCESANA DE ARQUITETURA, ARTE SACRA E BENS CULTURAIS da Diocese de São João del-Rei – MG. Neste propósito, havemos por bem NOMEAR, como de fato NOMEAMOS, os membros que comporão a supracitada COMISSÃO:
- Revmo. Monsenhor Geraldo Magela da Silva
- Revmo. Padre Clayton Nogueira
- Revmo. Padre Domingos Sávio da Silva
- Revmo. Padre João Rodrigues de Paula
- Revmo. Padre Rutiero Ruan de Carvalho
- Revmo. Padre Vinícius Idefonso Campos
- Ilmo. Sr. Carlos Magno Araújo
- Ilma. Sra. Ignez Camila Filipino da Silveira
- Ilmo. Sr. Alfredo Carlos Guimarães
Nos termos Direito, tendo sido erigida a COMISSÃO, fica sob a responsabilidade de seus membros a criação de regimento interno contendo sua organização, suas atribuições, bem como seus mecanismos de atuação, sob a égide da norma canônica dos cânones: 94 §1, §2 e §3; 95 §1 e §1. Após a devida análise e APROVAÇÃO do regimento por parte do Bispo Diocesano, esta comissão se regerá nos termos contidos na devida constituição.
Este DECRETO entra em vigor na data de sua publicação.
Notifique-se a quem de direito! Publique-se e arquive-se!
Dado e passado na Cúria Diocesana de São João del-Rei-MG, aos 22 de outubro de 2024, sob o selo de nossas armas.