Lar Cultura Bárbara Heliodora passa a integrar o Panteão dos Inconfidentes
Cultura

Bárbara Heliodora passa a integrar o Panteão dos Inconfidentes

Museu da Inconfidência recebeu uma porção de terra do túmulo onde a poeta esteve enterrada, em São Gonçalo do Sapucaí, no Sul de Minas, desde 1819.

A poeta e heroína da Inconfidência Mineira, Bárbara Heliodora Guilhermina da Silveira foi homenageada na cerimônia de entrega da Medalha da Inconfidência, neste domingo (21/4), em Ouro Preto, por sua participação ativa no período emblemático da história de Minas Gerais, em 1789.

Durante a cerimônia, o Museu da Inconfidência recebeu uma porção de terra do túmulo onde a poeta esteve enterrada, em São Gonçalo do Sapucaí, no Sul de Minas, desde 1819.  Os despojos foram levados até o Panteão dos Inconfidentes pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema, acompanhado da primeira dama Christiana Renault, esposa do vice-governador mineiro, Professor Mateus.

Bárbara Heliodora nasceu em 1759, em São João del-Rei, e foi casada com o inconfidente Alvarenga Peixoto. Membro da aristocracia, a poeta teve uma excelente educação, gostava de música e poesia, se tornou uma das pioneiras da literatura brasileira. Heliodora e Alvarenga Peixoto cediam a casa para as reuniões do movimento, daí veio o título de “Heroína da Inconfidência Mineira”.

No Panteão dos Inconfidentes, a lembrança de Bárbara Heliodora ficará ao lado de outros inconfidentes, como Tiradentes e o marido Alvarenga Peixoto. A oficialização da poeta entre os heróis da Inconfidência Mineira representa uma forma de corrigir um equívoco histórico, já que à época, por ser mulher, a ativista não obteve o devido reconhecimento como parte indissociável da memória de nosso estado.

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Cia de Reis lavrense participa da Festa de São Benedito em Aparecida

A Cia de Reis Família Barbosa participou neste sábado (26) Festa de...

Livro de estudantes da Ufla resgata legado da cultura indígena

A rica história da cultura indígena está profundamente enraizada na história do...

Escritor lavrense presta homenagem ao Dia Mundial do Livro

O Dia Mundial do Livro, comemorado nesta quarta-feira (23), ganhou uma homenagem...

Morre a cantora e compositora Cristina Buarque, aos 74 anos

A cantora e compositora Cristina Buarque morreu neste domingo (20). A informação...