Na manhã desta quarta-feira, 17, foi realizada a Consulta Pública para debater a Proposta de Criação do Parque Natural Municipal do Madeira, em Lavras. O objetivo principal é estabelecer a localização, dimensão e limites mais adequados para esta unidade de conservação.
O Parque do Madeira será designado como uma unidade de Conservação de Proteção Integral, inserido na categoria de Parque Natural. Sua missão primordial é a preservação dos ecossistemas naturais de relevância ecológica e beleza cênica. Além disso, busca-se promover a realização de pesquisas científicas, incentivar o desenvolvimento de atividades de educação ambiental, interpretação da natureza, recreação em contato com a biodiversidade e ecoturismo.
David Andrade Barbosa, representante do Núcleo de Estudos em Manejo de Unidades de Conservação (NEUC) da Universidade Federal de Lavras, destacou a importância do Parque, que abrangerá os bairros Campestre 1 e 2 e Boa Vista: “Temos uma área de ecologia urbana, estamos acostumados a ir para longe para ter contato com a natureza e temos aqui em Lavras uma baita oportunidade de preservar o remanescente de mata atlântica no meio da cidade”.
“A consulta pública é mais uma etapa do processo para que o parque seja implantando; e ouvir os representantes da comunidade é fundamental”, afirmou prefeita Jussara Menicucci.
O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Adriano Garcia de Souza, enfatizou a relevância da criação do Parque para a conservação dos ecossistemas, o lazer da população e para demonstrar o compromisso de Lavras com a conservação e o pensamento nas futuras gerações.
A prefeita de Lavras, Jussara Menicucci, esteve presente e falou da satisfação em realizar mais este projeto no município. “A consulta pública é mais uma etapa do processo para que o parque seja implantando; e ouvir os representantes da comunidade é fundamental”.
A consulta pública contou com a presença de representantes do executivo, legislativo e da comunidade. Os interessados podem acessar a consulta através do canal do Youtube da Prefeitura de Lavras. A ATA estará disponível no Diário Oficial do Município.