quinta-feira , 21 novembro 2024
Lar Cultura Ator lavrense é indicado a melhor ator coadjuvante em festival de teatro
Cultura

Ator lavrense é indicado a melhor ator coadjuvante em festival de teatro

O ator Douglas Almeida - Dodô, foi indicado a melhor ator Coadjuvante na categoria palco -Nacional.

 Na última semana do mês de março aconteceu o 12º Festival de Teatro de Ubá – MG (FETUBA), conhecida como a capital mineira do teatro, o evento recepcionou grupos de teatro de todo o Brasil. O Ator Douglas Almeida – Dodô, foi indicado a melhor ator Coadjuvante na categoria palco-Nacional pelo júri ao interpretar o personagem Beraldo, irmão do Sr. Argan da peça ” O Doente Imaginário”. Além disso, o espetáculo recebeu cinco prêmios no festival nacional. A peça foi dirigida e adaptada pelo diretor do Grupo Tabuleiro de Teatro de Caruaru-PE, Felipe Vidal. A obra é uma comédia clássica escrita por Molière, um dos mais renomados dramaturgos franceses do século XVII. A peça foi encenada pela primeira vez em 1673, no Teatro Palais-Royal, em Paris.

A história gira em torno de Argan (Caio Capilé), um homem rico e hipocondríaco que está obcecado com sua saúde. Ele acredita estar constantemente doente e busca incessantemente a atenção de médicos e curandeiros. Argan é manipulado por sua segunda esposa, Belinha (Jéssica Calado), que pretende casar sua filha, Angélica (Lara Luna), com o filho de um médico, Tomás (Anthony Teles). No entanto, Angélica está apaixonada por Cleanto (João Vitor), e com ajuda de Toninha (Joelma Silva) e Beraldo (Douglas Almeida), e as habilidades de Luiza (Maria Gabrielly) elaboram um plano para escapar do casamento arranjado, desmascarando Belinha e seu amante, o Sr. Tabelião (Ary Augusto).

A peça é uma sátira mordaz do sistema médico da época, assim como uma crítica à hipocrisia e à falsidade na sociedade em geral. Molière utiliza o humor e o ridículo para expor os excessos e absurdos do comportamento humano, enquanto oferece uma visão cômica das fraquezas e vaidades humanas.

“O Doente Imaginário” é uma das obras mais conhecidas de Molière e continua sendo encenada e apreciada até os dias de hoje, tanto por seu humor atemporal quanto por sua habilidade em comentar sobre questões sociais e humanas universais. Em comemoração aos cinco anos do grupo, o espetáculo realizará uma série de apresentações pelo Brasil. Confira os trabalhos da cia. @tabuleirodeteatro.

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Lavagem do Cruzeiro celebrará herança afro em Lavras no domingo (24)

O Cruzeiro da Pedreira será cenário de uma tradição da cultura negra...

Morre Edgard Brito, aos 50 anos, tecladista da banda Tuatha de Danann

Faleceu nesta quarta-feira (14), aos 50 anos, o músico varginhense Edgard Correa...

Show de Binho Sebá nesta quinta-feira (14) abrirá eventos do Novembro Negro

O cantor e compositor Binho Sebá fará o show de lançamento do...

Exposição joga luzes sobre a importância do patrimônio cultural da Ufla

Uma exposição aberta na Casa da Cultura nesta segunda-feira (11), apresenta fatos,...