O estudante-atleta Isaqueu Furtado Moreira, 17 anos, representou o Cria Lavras Atletismo, projeto de extensão da Universidade Federal de Lavras (UFLA), nos Jogos da Juventude 2024 e obteve resultados expressivos. Isaqueu competiu nas provas de 110m com barreiras e 200m rasos, conquistando medalhas de prata em ambas. A competição, organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), foi realizada em João Pessoa (PB) de 13 a 28 de novembro, reunindo mais de 500 atletas de todo o Brasil.
No primeiro dia de competição, Isaqueu avançou à final dos 110m com barreiras após liderar a semifinal com o tempo de 13.97s, apesar de o vento estar acima do permitido (+3,6). Na final, cravou 14.08s (+1,2), empatando com um atleta do Paraná, resultado que garantiu a medalha de prata e sua melhor marca pessoal (PB).
Nos 200m rasos, o atleta classificou-se para a final ao marcar 22.27s (-1,7) na semifinal. Na decisão, concluiu a prova em 22.03s (+1,1), conquistando mais uma medalha de prata e superando novamente seu recorde pessoal.
Isaqueu é estudante do ensino médio na Escola Estadual Dora Matarazzo, mas iniciou sua trajetória no atletismo, na retomada do projeto após a pandemia, quando estudante da Escola Estadual Cristiano de Souza. O professor voluntário do Cria Lavras Atletismo, Pablo Ramon Domingos, destacou a importância do esporte na formação de jovens. “A participação de Isaqueu reforça os objetivos do Cria Lavras Atletismo, que busca incentivar jovens a ingressarem no ensino superior e a utilizarem o esporte como uma ferramenta de oportunidade”, afirmou o professor.