Neste sábado (17), as árvores da Praça Dr. Augusto Silva começaram a passar por uma avaliação e poda. O número de árvores destruídas pelas tempestades e o risco de graves acidentes gerou preocupação para a Secretária de Meio Ambiente, o que resultou em ações preventivas como essas.
No último dia 8, um gigantesco exemplar da espécie pau-ferro caiu na Praça Dr. Augusto Silva durante uma forte tempestade. Ninguém se feriu. Em outubro do ano passado, uma outra tempestade causou a queda de outro gigantesco pau-ferro e árvores na região da Praça Dr. Jorge.
Árvore da espécie pau-ferro passará por poda e avaliação da Secretária de Meio Ambiente
De acordo com o responsável pela Secretária de Meio Ambiente, Adriano Garcia de Sousa, algumas árvores da espécie pau-ferro poderão ser não somente cortadas, mas substituídas na Praça Dr. Augusto Silva.
É o caso do exemplar que se encontra em frente ao Hotel Vitória Palace, que passará por uma rigorosa avaliação. Todo o trabalho é baseado em laudos da engenheira florestal e membra do Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural, Alexandra Teixeira.
Segundo o secretário, as árvores da Escola Municipal Álvaro Botelho e Escola Estadual Firmino Costa também receberão atenção especial, visto que registraram quedas de galhos grandes de árvores nas últimas semanas devido às tempestades. Ele relatou que o trabalho de poda deverá ser executado no início de março.
Árvore da Escola Municipal Álvaro Botelho, na zona norte da cidade, será podada.
“No caso das árvores das ruas, na medida do possível, estamos encaminhando os casos para a Defesa Civil quando há necessidade de poda ou mesmo supressão das árvores. É importante que as pessoas não utilizem árvores para se abrigar das chuvas”, disse Adriano Garcia de Sousa.
Em caso de acidentes, é importante que os moradores entrem em contato direto com os órgãos competentes, como a Defesa Civil (3694-4064) ou a Ouvidoria da Prefeitura Municipal de Lavras (3694-4125 e 3694-4093).