De 31/7 a 4/8, estudantes de Engenharia de todo o País apresentaram seus carros em duas competições que movimentaram o Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba, Estado de São Paulo. As equipes da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Zeus Formula SAE e Hybrid Fórmula-E participaram da 20ª Competição Fórmula SAE Brasil e 3º SAE Brasil & Ballard Student H2 Challenge, respectivamente.
Coordenada pelos professores Henrique Leandro Silveira, da Engenharia Mecânica, e Fábio Domingues de Jesus, da Engenharia de Controle e Automação, a equipe Hybrid Fórmula-E encarou o desafio e projetou, construiu e pilotou seu próprio carro movido à hidrogênio. Em sua segunda participação na competição, a equipe fechou em 4º lugar, além de receber dois prêmios importantes: prêmio de realização (equipe com maior evolução) e equipe com maior participação de mulheres, pelo segundo ano consecutivo.
Esta foi a primeira edição da SAE Brasil & Ballard Student H2 Challenge em que dois carros desenvolvidos por estudantes universitários completaram a prova enduro tendo como principal fonte de energia uma célula de hidrogênio. Um momento histórico na percepção da estudante da UFLA e capitã da equipe, Luiza Goulart Silva. Embora a equipe da UFLA não tenha conseguido tal feito, sobretudo pela falta de peças que comprometeram a inspeção de segurança, a equipe foi a que mais evoluiu desde a primeira participação.
O destaque como a equipe com mais mulheres deve, segundo a capitã, ser mesmo celebrado, já que no mercado da Engenharia e mesmo nas competições, a presença feminina é uma forma de quebrar barreiras em busca de mais equidade. Além do orgulho pela conquista, Luiza comenta que a equipe ganhou muita visibilidade pelas grandes empresas que patrocinam e participam da competição.
Alunos da equipe Zeus Formula SAE participaram da competição.
Já usado em países desenvolvidos, o hidrogênio como fonte de mobilidade urbana ainda é um desafio no Brasil. Com o objetivo de disseminar o conhecimento sobre essa tecnologia e também como forma de apresentar o trabalho, a Hybrid Fórmula-E lançou a Eletrizante, revista digital que aborda o tema transformação energética. A publicação foi redigida pela estudante e membro da equipe Júlia Duarte Rodrigues Pacheco, e conta com uma entrevista com a coordenadora da competição H2 Challenge e mentora da SAE Brasil, Mônica Saraiva. Clique e confira a primeira edição da revista Eletrizante
Equipe Zeus Formula SAE
A equipe Zeus Formula SAE obteve o 8° lugar no ranking nacional da Fórmula SAE Brasil. Nesta edição, a equipe melhorou no quesito tempo em provas dinâmicas, mantendo-se entre as melhores equipes do País. Com a coordenação do professor Jackson Antônio Barbosa e a orientação dos professores Carlos Eduardo Castilla Alvarez e Diogo Tubertini Maciel, a equipe já planeja mudanças para aumentar a performance do veículo, mantendo a visibilidade como equipe promissora para as próximas competições.
A logomarca da UFLA estava estampada nos carros das duas equipes, levando o nome da Universidade para uma das competições mais esperadas pelos estudantes universitários que projetam e desenvolvem protótipos tipo fórmula.
As equipes contam com o apoio de empresas patrocinadoras. A Hybrid Fórmula-E recebe apoio também da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig).
Sobre a SAE e SAE Brasil
A SAE International é uma das principais fontes de normas e padrões relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, congregando cerca de 140 mil engenheiros técnicos especialistas relacionados ao mercado automotivo. A SAE BRASIL representa importantes fontes de conhecimento e atualização tecnológica da indústria, focadas em inovações e tendências da mobilidade brasileira e internacional. Por meio de eventos técnicos, cursos e competições, a associação é reconhecida no ecossistema da mobilidade.