quinta-feira , 21 novembro 2024
Lar Notícias ADUFLA realiza debate e lançamento de livro “Contra o Sionismo – Palestina Livre”
Notícias

ADUFLA realiza debate e lançamento de livro “Contra o Sionismo – Palestina Livre”

Evento terá participação do autor do livro, o jornalista Breno Altman.

A ADUFLA realiza no dia 13 de agosto de 2024, terça-feira, a partir das 17h, no Anfiteatro do Departamento de Ciência dos Alimentos (DCA/UFLA), um debate acompanhado de lançamento e sessão de autógrafos do livro “Contra o Sionismo: retrato de uma doutrina colonial e racista”.

O evento na UFLA conta também com os apoios do SindUFLA, SindUTE, DED/UFLA, APG/UFLA, Coletivo de Mulheres Docentes da UFLA, PSOL, PCB e PT.

Breno Altman aborda nesse livro os fatores que levaram Israel a se constituir como um regime de apartheid.

Herdeiro de uma tradição judaica, comunista e antissionista, além de jornalista de grande experiência e fundador do site Opera Mundi no YouTube, desde o ataque do Hamas em 07 de outubro de 2023 e o massacre cometido por Israel na Faixa de Gaza, o jornalista Breno Altman tem aprofundado e comunicado suas análises sobre o cenário da questão Palestina, bem como sua origem.

O jornalista realizou, desde então, centenas de horas em lives para canais da mídia independente como também análises e entrevistas para os programas 20 Minutos e Outubro, dentro do seu canal Opera Mundi. Um verdadeiro esforço de guerra.

Devido à relevância do tema e do próprio jornalista, essas intervenções foram transformadas em textos e preparadas para a edição em livro – “Contra o sionismo: retrato de uma doutrina colonial e racista”, no qual o autor explica os fundamentos do sionismo, da Questão Palestina e do Estado de Israel; aponta as diferenças entre judaísmo e sionismo; demonstra como o sionismo se transformou em uma ideologia racista, colonial e teocrática; e coloca como o resultado de anos de conflito a construção de um regime de apartheid que oprime o povo palestino de diversas formas.

Nas palavras de Bruno Huberman, professor de Relações Internacionais na PUC-SP, “todas e todos aqueles solidários aos povos oprimidos e engajados no combate ao racismo e ao colonialismo têm neste livro um importante instrumento de formação para a disputa narrativa que tem impacto direto sobre o presente e o futuro de Palestina/Israel”.

 

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Prestes a ser lançada, Rota de Cicloturismo de Lavras promete ser marco histórico

Um dos projetos turísticos mais bem estruturados a serem implantados na cidade,...

Cadelas vítimas de maus tratos são acolhidas pelo Parque Francisco de Assis

Em 20 de novembro de 2024, militares do Grupamento de Polícia Militar...

Ex-aluno da Ufla morre em acidente automobilístico

Um ex-aluno da Ufla morreu nesta segunda-feira (18) após um acidente automobilístico....

Castração de animais continua a todo vapor em Lavras

A Prefeitura Municipal de Lavras informa que a castração de cães e...