quarta-feira , 18 setembro 2024
Lar Notícias ADUFLA realiza debate e lançamento de livro “Contra o Sionismo – Palestina Livre”
Notícias

ADUFLA realiza debate e lançamento de livro “Contra o Sionismo – Palestina Livre”

Evento terá participação do autor do livro, o jornalista Breno Altman.

A ADUFLA realiza no dia 13 de agosto de 2024, terça-feira, a partir das 17h, no Anfiteatro do Departamento de Ciência dos Alimentos (DCA/UFLA), um debate acompanhado de lançamento e sessão de autógrafos do livro “Contra o Sionismo: retrato de uma doutrina colonial e racista”.

O evento na UFLA conta também com os apoios do SindUFLA, SindUTE, DED/UFLA, APG/UFLA, Coletivo de Mulheres Docentes da UFLA, PSOL, PCB e PT.

Breno Altman aborda nesse livro os fatores que levaram Israel a se constituir como um regime de apartheid.

Herdeiro de uma tradição judaica, comunista e antissionista, além de jornalista de grande experiência e fundador do site Opera Mundi no YouTube, desde o ataque do Hamas em 07 de outubro de 2023 e o massacre cometido por Israel na Faixa de Gaza, o jornalista Breno Altman tem aprofundado e comunicado suas análises sobre o cenário da questão Palestina, bem como sua origem.

O jornalista realizou, desde então, centenas de horas em lives para canais da mídia independente como também análises e entrevistas para os programas 20 Minutos e Outubro, dentro do seu canal Opera Mundi. Um verdadeiro esforço de guerra.

Devido à relevância do tema e do próprio jornalista, essas intervenções foram transformadas em textos e preparadas para a edição em livro – “Contra o sionismo: retrato de uma doutrina colonial e racista”, no qual o autor explica os fundamentos do sionismo, da Questão Palestina e do Estado de Israel; aponta as diferenças entre judaísmo e sionismo; demonstra como o sionismo se transformou em uma ideologia racista, colonial e teocrática; e coloca como o resultado de anos de conflito a construção de um regime de apartheid que oprime o povo palestino de diversas formas.

Nas palavras de Bruno Huberman, professor de Relações Internacionais na PUC-SP, “todas e todos aqueles solidários aos povos oprimidos e engajados no combate ao racismo e ao colonialismo têm neste livro um importante instrumento de formação para a disputa narrativa que tem impacto direto sobre o presente e o futuro de Palestina/Israel”.

 

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Vídeo: Carreta tomba em Carmo da Cachoeira

Um acidente envolvendo uma carreta fecha a BR-381, a rodovia Fernão Dias,...

Caratecas lavrenses são medalhistas em torneio brasileiro

Dez atletas lavrenses foram medalhistas do 31° Campeonato Brasileiro de Karatê Interestilos....

Vídeo: Bombeiros de Lavras continuam na luta contra os incêndios florestais

Militares que compõem 5º Pelotão de Bombeiros Militar participam de uma operação...

Uai de Lavras conta com serviço de prova eletrônica de legislação

A Unidade de Atendimento Integrado (UAI) de Lavras passou a contar com...