quarta-feira , 18 setembro 2024
Lar Notícias A jornada da menina de ouro do Taekwondo lavrense
Notícias

A jornada da menina de ouro do Taekwondo lavrense

A atleta lavrense Andreíza Teixeira Silva: títulos e reconhecimento nacional e internacional.

A atleta lavrense de Taekwondo Andreíza Teixeira Silva tem se notabilizado em competições nacionais e internacionais na modalidade esportiva.  Para garantir seu desempenho, ela segue uma intensa rotina diária de treinamentos.

Sob as orientações de seu treinador desde 2019, mestre Valdeci Zampieri, ela participa, entre os dias 6 e 10 de março, do Grande Slan, no Rio de Janeiro. A seletiva nacional é mais importante competição da categoria, sendo a porta de entrada para o ingresso na Seleção Brasileira Juvenil, o Campeonato Pan-Americano Juvenil (México) e o Campeonato Mundial de Taekwondo na Coréia do Sul.

“É bom poder levar o nome da nossa cidade para outros lugares do país e do mundo. Isso me traz uma alegria muito grande. O esporte me deu disciplina. Se correr atrás do você precisa, você vai conseguir o que merece”, afirma lutadora de 17 anos de idade.

Para falar da atleta, antes é preciso citar sua mãe, Gleyciane Teixeira Silva, 35 anos, campeão mineira e vice-campeã brasileira de Taekwondo, cuja história no esporte remonta ao ano de 1998. Com apenas 10 anos de idade, a matriarca fez parte de um projeto social desenvolvido por mestre Valdeci Zampieri e Carlos Magno (Maguila – in memoriam), na Escola Municipal José Luiz de Mesquita, no bairro Cohab. O amor pelo esporte passou de mãe para filha ao longo dos anos.

Foco

Andreíza Teixeira Silva e o mestre Valdeci Zampieri: esforço, a técnica e a disciplina.  

Com 40 anos de atuação no esporte, mestre Valdeci Zampieri, fundador da Academia Gym Center, observa que o talento da atleta foi descoberto através de um longo processo. “Antes de formar um campeão, o esporte precisa ser prazeroso e divertido para a criança. O objetivo é proporcionar o bem-estar físico e mental”.

Ele lembra que não é só o talento que forma o caráter de um atleta campeão, mas o esforço, a técnica e a disciplina são fundamentais. Além de uma alimentação balanceada, Andreíza treina cinco vezes por semana para desenvolver a parte tática, técnica e física, sendo essa última de responsabilidade do professor Pablo Ramon Domingos, membro do Centro Regional de Iniciação ao Atletismo (CRIA Lavras).

A lutadora cita os apoios incondicionais da mãe e de seu treinador para continuar a buscar novos horizontes na carreira como atleta, bem como da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SELTC), sempre disposta a contribuir com seu trabalho. O patrocínio das empresas Gooxxy Brasil e Colégio IMP, que oferece a ela uma bolsa de estudos, também são fundamentais no processo de crescimento da atleta.

Ela também se alegra por servir de inspiração para crianças e jovens do bairro que reside, a Cohab, onde sua mãe mantém o projeto social Renascer, que é voltado para moradores carentes.

“Ser mulher é muito gratificante. Eu mostrei que é possível ser uma lutadora. Outras mulheres são referências no esporte, como Natália Falavigna e Milena Titoneli. O esporte na vida de qualquer mulher é bom”, finaliza.

Atleta conquistou a medalha de ouro na Copa do Brasil de Taekwondo no ano passado

Principais títulos da carreira da atleta:

 – Titular da Seleção Brasileira Juvenil

– Vice-Campeã do Campeonato Mundial Escolar – Mazathán (México)

– Bronze no Campeonato Panamericano – Santo Domingo (República Dominicana)

– Campeã do Panamerican Series III – Rio de Janeiro (Brasil).

– Campeã do Grand Slam – Rio de Janeiro (Brasil)

– Bicampeã Brasileira Juvenil

– Campeã dos Jogos Escolares da Juventude – Ribeiro Preto (São Paulo)

– Campeã Mineira FTEMG

– Campeã Mineira dos Jogos Escolares

– Atleta Destaque Feminino da Secretaria de Estado de Minas Gerais.

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Vídeo: Carreta tomba em Carmo da Cachoeira

Um acidente envolvendo uma carreta fecha a BR-381, a rodovia Fernão Dias,...

Caratecas lavrenses são medalhistas em torneio brasileiro

Dez atletas lavrenses foram medalhistas do 31° Campeonato Brasileiro de Karatê Interestilos....

Vídeo: Bombeiros de Lavras continuam na luta contra os incêndios florestais

Militares que compõem 5º Pelotão de Bombeiros Militar participam de uma operação...

Uai de Lavras conta com serviço de prova eletrônica de legislação

A Unidade de Atendimento Integrado (UAI) de Lavras passou a contar com...