quarta-feira , 15 janeiro 2025
Lar Notícias Alerta: Minas tem alta incidência de casos com dengue sorotipo 3
Notícias

Alerta: Minas tem alta incidência de casos com dengue sorotipo 3

O sorotipo 3 da dengue registrou aumento em meio a testes positivos para a doença no Brasil – sobretudo nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Amapá e do Paraná. A ampliação foi registrada principalmente nas últimas quatro semanas de dezembro. O cenário preocupa autoridades sanitárias brasileiras, já que o vírus não circula de forma predominante no país desde 2008 e, consequentemente, grande parte da população está suscetível.

Dados do Ministério da Saúde mostram que, ao longo de todo o ano de 2024, o sorotipo da dengue que circulou de forma predominante no Brasil foi o 1, identificado em 73,4% das amostras que testaram positivo para a doença.Uma projeção feita com base nos padrões registrados em 2023 e 2024 no Brasil e apresentada pela pasta revela que a maior parte dos casos de dengue esperados para 2025 devem ser contabilizados nos seguintes estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Paraná. Nessas localidades, é esperada uma incidência acima do que foi registrado ao longo do ano passado.

“Estamos vendo uma mudança significativa para o sorotipo 3”, destacou a secretária de Vigilância em Saúde, Ethel Maciel, durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (9).

Zika

Dados da pasta mostram ainda que, nas últimas quatro semanas de 2024, 82% do total de casos prováveis de Zika identificados no países se concentraram no Espírito Santo, no Tocantins e no Acre.

Chikungunya

Nas últimas quatro semanas de dezembro, 3.563 casos prováveis de Chikungunya foram identificados, sendo 76,3% deles em São Paulo, em Minas Gerais, no Mato Grosso, no Espírito Santo e no Mato Grosso do Sul.

Oropouche

Na primeira semana de 2024, 471 casos de febre do Oropouche foram identificados no país. Já na primeira semana de 2025, 98 casos da doença foram contabilizados no Brasil.

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Professora lavrense é semifinalista do maior prêmio de educação do mundo

A professora lavrense Juliana Santiago (foto) é semifinalista do Prêmio Global Teacher...

Hospitais de Lavras foram beneficiados com recursos da Cemig

Dois hospitais de Lavras foram beneficiados com recursos da Companhia Energética de...

Plantio de maçãs no Sul de Minas rende 30 toneladas na primeira safra

No Sul de Minas, tradicionalmente conhecido pela produção de café, uma nova...

Governo de Minas sanciona Estatuto da Igualdade Racial

O Governo de Minas sanciona, na edição desta quarta-feira (15/1) do Diário...