quinta-feira , 2 janeiro 2025
Lar Notícias Minas tem distribuição do maior queijo do mundo neste domingo
Notícias

Minas tem distribuição do maior queijo do mundo neste domingo

Evento homenageia tradição mineira na Igrejinha da Pampulha em BH.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e o vice-governador Professor Mateus, participaram, neste domingo (15/12), do encerramento das celebrações oficiais em 2024 pelo reconhecimento dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal, como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.

Para marcar a data, o Governo do Estado apresentou o maior queijo do mundo em um evento realizado em frente à Igreja de São Francisco de Assis, a Igrejinha da Pampulha, em Belo Horizonte. Produzida em Ipanema, no Vale do Rio Doce, a iguaria presta uma homenagem aos produtores e ao Queijo Minas Artesanal. Durante o evento, foi feito o corte e distribuição do queijo para os visitantes.

A programação, realizada por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) e da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), também contou com a apresentação do violinista e compositor Marcus Viana, que interpretou a canção “Pátria Minas”, escolhida como a música oficial da celebração.

A decisão de reconhecer os Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade foi em 4/12 em reunião realizada em Assunção, no Paraguai. Com o título, o Brasil passou a ter o primeiro produto da cultura alimentar incluído na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco.

A apresentação do maior queijo do mundo em Belo Horizonte é o desfecho de uma agenda diversa e descentralizada realizada em dezembro em várias regiões do estado.

Na capital mineira, no dia 4/12, data do anúncio da Unesco, houve apresentação de Marcus Viana e o Coro Sinfônico do Palácio das Artes na varanda do Palácio da Liberdade, que também recebeu uma feira da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG), reunindo mais de 20 produtores de queijos artesanais de várias regiões do estado.

Espetáculos de drones com imagens de queijos, montanhas e símbolos da cultura mineira foram realizados, entre 6/12 a 14/12, em BH e em cidades das dez regiões produtoras do Queijo Minas Artesanal: São Roque de Minas, Diamantina, Araxá, Serro, Serra do Salitre, Santa Bárbara, Patos de Minas, Coronel Xavier, Uberlândia e Lima Duarte.

O Governo de Minas também promoveu, entre 5/12 e 8/12, uma imersão em cidades das dez regiões produtoras do QMA com a participação de 80 jornalistas de todo o país.

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Ijaci: Temporal provoca estragos na zona rural e cancela show de Réveillon

O forte temporal na noite do dia 31. A tempestade provocou estragos...

Região tem alerta de temporal para essa quinta-feira (2)

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um aviso de tempestade válido...

Posse: Prefeita reafirma seu compromisso de transformar a cidade

A prefeita Jussara Menicucci e os 17 vereadores tomaram posse neste domingo...

Saiba quais são os feriados e pontos facultativos de 2025

Portaria do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI)...