A Santa Casa de Lavras deu mais um importante passo na busca pela qualidade no cuidado aos seus pacientes de hemodiálise. Agora, a instituição conta com sua própria Farmácia de Manipulação, responsável pela produção interna do Concentrado Polieletrolítico – solução utilizada no tratamento dialítico.
Com a novidade, a Santa Casa passa a produzir dois tipos de soluções: a básica, com durabilidade de 24 horas, e a ácida, que pode ser armazenada por até 30 dias. Esse avanço traz benefícios como maior controle de qualidade sobre o material produzido, a possibilidade de personalizar a solução conforme as necessidades dos pacientes e a redução significativa de custos.
De acordo com a farmacêutica Alessandra Naves, responsável pelo novo setor ao lado da farmacêutica Lívia Garcia, o controle interno é um diferencial importante: “Produzir nossa própria solução aumenta a segurança no tratamento, pois reduz o risco de infecções. Além disso, conseguimos adaptar a solução às especificidades dos pacientes, o que garante um atendimento mais eficaz e humanizado”, explica Alessandra.
Lívia também destaca a importância desse avanço para o hospital e para a comunidade:
“A implantação da Farmácia de Manipulação reforça nosso compromisso com a constante melhoria nos serviços prestados. Hoje, a hemodiálise da Santa Casa de Lavras é referência regional, e esse é mais um passo para garantir a qualidade e o cuidado que nossos pacientes merecem”, afirma.
A iniciativa reflete a busca da Santa Casa por inovações que trazem melhorias para a vida dos seus pacientes e demonstra o compromisso da instituição com um atendimento seguro, acessível e de alta qualidade.