Diante da informação em circulação de que uma criança foi vítima de picada de escorpião enquanto andava de bicicleta na Avenida Central do câmpus Lavras, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) lamenta profundamente o ocorrido, manifesta apoio à família e mobiliza ações institucionais para intensificar o controle de riscos dessa natureza.
A Diretoria de Meio Ambiente (DMA) já foi acionada para que as equipes de trabalho façam inspeções de áreas do câmpus, e será providenciado o reforço emergencial da dedetização anual realizada de janeiro a maio de 2024. A UFLA também garantirá o andamento célere das ações que vinham sendo providenciadas para controle de pragas, com a contratação de empresa especializada para atendimento periódico, o que está na pauta de prioridade institucional devido a demandas anteriores apresentadas por laboratórios da Universidade.
A Pró-Reitoria de Apoio e Permanência Estudantil (Prape) está buscando contato com a família para expressar solidariedade e confirmar as informações em circulação, de forma a obter dados que auxiliem nas medidas a serem tomadas.
Membros da comunidade acadêmica e visitantes que avistarem escorpiões ou outras situações de risco no câmpus podem reportar à DMA, por meio do telefone 3829-1154 ou do e-mail [email protected], para que a vigilância e as ações possam ser intensificadas.
A UFLA se une à família e amigos da criança na espera por sua rápida recuperação. Que todos os envolvidos saibam que existe na Instituição, neste momento, um profundo sentimento de solidariedade em relação ao ocorrido.
Orientações em caso de avistamento e picadas de escorpiões
- Não tente capturá-lo ou matá-lo diretamente. Isso pode ser perigoso.
- Informe a equipe responsável imediatamente: acione a DMA ou o setor de segurança do câmpus.
- Em caso de picada: procure ajuda médica imediatamente. O atendimento especializado é essencial para avaliar e tratar possíveis reações graves.
- Evite movimentar a área afetada. Isso reduz a circulação do veneno no corpo.
- Identificação do escorpião: Se possível, tire uma foto para identificação do animal, o que vai auxiliar no atendimento médico.