O Arapuca Festival 2024 reafirma sua responsabilidade ambiental com uma ação exemplar de coleta e destinação de resíduos. Em uma iniciativa que envolveu parcerias estratégicas e uma estrutura dedicada à sustentabilidade, o evento conseguiu direcionar mais de 7 toneladas de resíduos sólidos para reciclagem, reafirmando seu compromisso com o meio ambiente e com um mundo mais sustentável.
Mais de 6 toneladas de resíduos plásticos foram encaminhadas à Associação de Catadores de Lavras, permitindo que esse material, que poderia prejudicar o ecossistema, seja reaproveitado de maneira segura e eficiente. Além disso, o festival firmou uma parceria com a Reciclagem Santa Maria para o tratamento das latas de alumínio, que totalizaram mais de 1 tonelada. A Reciclagem Santa Maria disponibilizou mais de 60 bags específicos para o armazenamento desse material, otimizando a coleta e facilitando o transporte para reciclagem.
Todo o processo de coleta e reciclagem foi pensado para minimizar os impactos ambientais, promovendo a separação adequada dos resíduos gerados. Além disso, o festival tem adotado há alguns anos a não utilização de copos descartáveis no evento sendo substituídos por copos ecológicos. Esse esforço coordenado reflete a preocupação do Arapuca Festival com a preservação ambiental e o desejo de incentivar práticas sustentáveis.
Eventos de grande porte têm um papel fundamental na criação de uma cultura ambientalmente responsável. Com iniciativas como essa, o Arapuca Festival 2024 demonstra que é possível conciliar grandes produções com respeito ao meio ambiente, sendo um exemplo para outros festivais no Brasil.
Arapuca Eventos, organizadora do festival, agradece às parcerias locais e acredita que essa ação é um importante passo para a conscientização ambiental coletiva, além de trazer um benefício direto para as cooperativas de reciclagem da região. Que essa atitude inspire o público e outros eventos a adotar práticas sustentáveis e cuidar do planeta.