Cresce, mais uma vez, a participação da Universidade Federal de Lavras (UFLA) no seleto grupo de 2% dos cientistas mais influentes do mundo. Na lista referente à 2023, 13 pesquisadores figuram na base de dados, elaborada pela Universidade Stanford (EUA) em parceria com o repositório de dados Elsevier. Em 2022, eram nove cientistas.
A classificação adota como referência o número de citações dos trabalhos dos cientistas na Base Scopus, maior banco de dados mundial de resumos e citações de publicações científicas revisadas por pares, que comporta dados de mais de 9 milhões de cientistas. Os resultados são agrupados em duas categorias: citações no ano de 2023 e citações ao longo de toda a carreira.
Os cientistas da UFLA mais citados em 2024, por ordem decrescente de citações são: Daniel Ferreira, Rosane Schwan, Rafael Zenni, Cleiton Nunes, Gustavo Tonoli, Juliano Oliveira, Luiz Roberto Guilherme, Luciano Pereira, Paulo Pompeu, Nilton Curi, Demostenes Rodriguez, Thiago Protásio, Rodrigo Ferreira. A base de dados inclui mais de 220 mil cientistas do mundo e mais de 1.300 do Brasil.
“O número de pesquisadores da UFLA ranqueados vem aumentando nos últimos anos, indicando uma elevação significativa de citações e, portanto, aumento da qualidade e do impacto da nossa produção científica. Ter pesquisadores reconhecidos globalmente eleva o prestígio da nossa Universidade, atraindo a atenção de estudantes, docentes e apoiadores, criando um ambiente acadêmico mais dinâmico. As pesquisas realizadas por esses cientistas muitas vezes têm um impacto significativo, contribuindo para avanços em ciência, tecnologia e inovação, além de questões sociais relevantes”, afirma o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, professor Luís Roberto Batista.
Ao longo de toda a carreira, destacam-se os seguintes pesquisadores da UFLA: Daniel Ferreira, Rosane Schwan, Cleiton Nunes e Fátima Moreira. Nessa base de dados, figuram mais de 200 mil cientistas mundiais e mais de mil brasileiros.
As áreas com maior número de citações de trabalhos de professores da UFLA são: Agricultura, Pesca e Silvicultura; Biologia; Tecnologias Estratégicas; Química; Medicina e Tecnologias da Comunicação e Informação.