Lavras e outras 574 cidades de Minas seguem sob alerta para a onda de calor que vem atingindo o Brasil nos últimos dias. O comunicado foi renovado pelo Instituto Nacional de Meteorologia nesta sexta-feira (27 de setembro), e o grau de severidade é de “grande perigo”.
O aviso foi emitido às 00h pelo órgão federal e é válido até 23h59 desta sexta. Por conta do aumento de 5º C na temperatura pelo período maior do que 5 dias, há risco para a saúde da população.
O alerta vermelho é válido para cidades da região metropolitana de BH, do Triângulo, Alto Paranaíba, Central, Zona da Mata, Oeste, Sul, Campo das Vertentes, Rio Doce, Noroeste e Norte de Minas.
A umidade do ar também pode atingir níveis críticos, com valores de emergência que podem trazer riscos à saúde. Na capital mineira, o índice pode chegar a 15%. O baixo índice é comparável ao clima típico dos desertos. Para se ter ideia, no deserto do Saara, no Norte da África, a umidade relativa do ar varia entre 14% e 20%.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é que o índice fique em até no máximo 50% e 60%. Com a atuação da massa de ar seco, a recomendação é que a população mantenha a hidratação regular.