O terreno localizado na parte externa do Seminário Dehonista de Lavras, no bairro Centenário, foi alvo de uma queimada criminosa na manhã desta segunda-feira (22).
Segundo uma funcionária da instituição, o fogo teve início quando funcionários, que realizavam a limpeza do terreno, haviam realizado uma pausa no trabalho de limpeza do mesmo.
O incêndio se alastrou por parte do terreno. Um grupo de moradores do entorno do Seminário Dehonista usaram mangueiras para amenizar o fogo, que foi controlado e extinto por um caminhão pipa.
Crime
De acordo com o artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605 de 1998, a prática da queimada é criminosa por poluir na forma de fumaça, além de causar riscos de incêndio para habitações, destruir a vegetação e poder causar a morte de animais.
A penalidade é válida tanto para grandes queimadas para desmatamento quanto para pequenos atos como atear fogo em lixo doméstico ou em folhas no quintal. A lei protege não apenas a natureza, mas também assegura qualidade de vida para as pessoas e os animais.