Lar Eventos Fogueira de 30 metros de altura vai movimentar festa em Ingaí no domingo (23)
Eventos

Fogueira de 30 metros de altura vai movimentar festa em Ingaí no domingo (23)

Nesta segunda-feira, 24, é celebrado o dia de São João Batista, mas na paróquia dedicada ao santo, na cidade de Ingaí, as comemorações se aquecem mesmo é no próximo domingo, 23, com uma tradição de mais de 80 anos: a fogueira de São João. Com mais de 30 metros de altura, a fogueira é considerada uma das maiores do interior de Minas Gerais e atrai os olhares de toda a região. Além de simbolizar o início da festa, ela é considerada, também, como patrimônio do município.

Levantar a fogueira não foi fácil. Encaixar cada pedaço de madeira para montar a estrutura que chega a ser maior do que qualquer outro prédio da cidade requer tempo e muita dedicação. Mas todo sacrifício é válido, afinal, a confecção faz parte de uma tradicional promessa feita pelo povo da cidade há 93 anos, depois de uma descarga elétrica cair na igreja do então povoado, restando apenas a pintura da imagem do padroeiro São Sebastião. Assustados com o fato, o povo rezou pedindo a intercessão de São João e, como forma de agradecimento, passou a queimariam uma grande fogueira na véspera de sua festividade.

“A primeira fogueira foi queimada no ano de 1932. No ano seguinte, a comunidade acolheu a imagem de São João Batista que ainda é venerada na igreja. A promessa seguiu sendo cumprida. Todos os anos a fogueira era construída no entorno da Igreja Matriz.  Foi a partir de 1997 que a fogueira começou a ser construída em tamanho gigante, com média de 30 metros de altura, já estando sua confecção, sob responsabilidade da prefeitura municipal”, explica o professor e historiador de Ingaí, Vinícius Ferreira Batista.

A tradição foi ganhando cada vez mais força e atualmente reúne gente não só da cidade, mas de toda a região para ver o evento. Durante a festa, antes de acender a fogueira, ela precisa ser abençoada. Após a bênção, começa o espetáculo. Primeiro, com uma queima de fogos e em seguida o grande momento, em que toda a estrutura é tomada pelo fogo. Depois do rito, há aqueles devotos que levam o carvão para casa como forma de pedir proteção ao padroeiro da cidade.

O ápice da festa será nesta segunda-feira, 24, com celebrações de missas e procissão.

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Carreta-Escola do Senac oferecerá cursos gratuitos em Lavras

O SenacMóvel, carreta-escola do Senac, que faz parte do Sistema Fecomércio MG,...

Gastronomia Solidária ganha mais uma edição em Lavras

A Comunidade Eterna Misericórdia, entidade que acolhe moradores de rua há 18...

Lavras: Festa de Nossa Senhora Aparecida começa nesta quinta-feira (3)

No próximo dia 12 de outubro, o Brasil inteiro se unirá para...

Motoqueiros de todo o país se reunirão a partir de hoje (27) em Lavras

A Praça da Dr. José Esteves, a Praça da Estação, recebe a...