Reciclar mentes. Transformar vidas. Essa é a pegada do primeiro livro lançado pelo escritor lavrense Evaldo Garcia.
Idealizador dos projetos Reciclando Mentes e Kombi Seletiva, ele acaba de lançar, com recursos da Lei Paulo Gustavo, a edição de sua autobiografia, “O catador”, publicada pela bacanérrima editora lavrense Capim-Limão.
O evento de lançamento aconteceu está semana na Casa da Cultura com a presença do público. Foi através do seu trabalho como catador que ele passou a tomar consciência do impacto do acumulo do lixo urbano no meio ambiente.
A obra reúne toda a trajetória de Evaldo Garcia, desde sua infância humilde, passando pela tomada de conhecimento como catador e da força transformadora da reciclagem. O empreendedor mantém um bazar com materiais recicláveis e uma horta que produz adubo ecológico.
“Reciclar é dar uma roupagem nova para qualquer material, e pode beneficiar tanto as indústrias como uma simples pessoa. O seu lixo pode ser útil para outra pessoa. Assim espero que o trabalho de conscientização da importância da mudança dos hábitos da sociedade e a valorização do profissional catador individual sejam efetivados e possibilitem um ambiente digno para nossas vidas”, avalia na obra.