A Federação Internacional de Futebol (Fifa) anunciou nesta sexta-feira, 17, o Brasil como a sede da Copa do Mundo Feminina de Futebol de 2027. Essa é a terceira vez que o país recebe uma Copa do Mundo e é a primeira vez que a competição feminina será disputada na América do Sul.
Na votação realizada durante o Congresso da Fifa, realizado em Bangcoc, na Tailândia, a candidatura do Brasil superou a proposta conjunta europeia, apresentada por Alemanha, Bélgica e Holanda, por 119 votos a 78. Estados Unidos e México desistiram da candidatura ainda em abril.
A décima edição da Copa do Mundo Feminina será a primeira disputada na América do Sul e terá a participação de 32 seleções. Como país-sede, o Brasil já está classificado. As outras nove seleções da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) disputarão três vagas para o torneio.
A última edição da Copa do Mundo Feminina ocorreu em 2023e foi realizada na Austrália e na Nova Zelândia. A seleção da Espanha levou o título. O Brasil não passou da fase de grupos.
Calendário
A Copa Feminina de 2027 será disputada entre 24 de junho e 25 de julho. Dez dos 12 estádios do Mundial masculino de 2014 serão aproveitados. As exceções são a Arena das Dunas, em Natal, e a Ligga Arena (Arena da Baixada), em Curitiba.
O jogo de abertura e a final serão no Maracanã, no Rio de Janeiro. Os demais palcos são a Neo Química Arena, em São Paulo; o Mané Garrincha, em Brasília; o Mineirão, em Belo Horizonte; a Casa de Apostas Arena Fonte Nova, em Salvador; o Beira-Rio, em Porto Alegre; a Arena da Amazônia, em Manaus; a Arena Pantanal, em Cuiabá; a Arena Castelão, em Fortaleza; e a Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE), na região metropolitana de Recife.