Uma nova onda de calor atinge Minas Gerais no final do mês de abril e deve durar até o começo de maio. Esta já é a terceira onda que o estado enfrenta em 2024, mas os termômetros não devem passar de 33°C. Cidades localizadas nas regiões do Triângulo e Noroeste de Minas devem ser as mais atingidas.
A amplitude térmica também é uma característica do período, portanto, em Minas, as temperaturas mínimas podem ser mais baixas devido ao ar seco. Isso resulta em uma amplitude térmica significativa entre as temperaturas máximas e mínimas ao longo do dia.
As temperaturas já começam a se elevar a partir de hoje (22) e se intensificam até o final de semana. Belo Horizonte, que costuma ter média de 27,6°C, deve registrar temperaturas na casa dos 30°C nos próximos dias.
Onda de calor no Brasil
Esta é a quarta onda de calor do ano no Brasil. De acordo com o Climatempo, uma área de alta pressão na média ganha força sobre áreas do Mato Grosso do Sul e Paraná a partir desta segunda (22) e deve migrar para o leste da Região Sudeste até o dia 2 de maio.
Como este sistema ficará praticamente estacionado sobre áreas do Centro-Sul brasileiro por uma sequência de dias, ele atuará como um bloqueio, dificultando a chegada de frentes frias para o Centro-Oeste e Sudeste, resultando na manutenção do ar seco e intensificação do ar quente.
Uma das características desse sistema é intensificar o ar de cima para baixo, inibindo a formação de nuvens e favorecendo a intensificação do calor. Isso contribui para elevar as temperaturas dia após dia, mesmo estando no outono, época em que as temperaturas costumam cair.
A falta de uma massa de ar frio forte o suficiente para provocar uma mudança significativa nas condições do tempo mantém o domínio do ar quente sobre grande parte do país.