quinta-feira , 19 setembro 2024
Lar Notícias Instituições Federais de Ensino Superior entrarão em greve na segunda-feira (15)
Notícias

Instituições Federais de Ensino Superior entrarão em greve na segunda-feira (15)

Reunião deliberou pela deflagração da greve nacional do setor.

Em reunião do Setor das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) do ANDES-SN realizada na terça-feira (10), na sede do Sindicato Nacional, em Brasília (DF), as e os docentes de 34 seções sindicais presentes na reunião deliberaram pela deflagração da greve nacional nas universidades federais, institutos federais e cefets a partir da próxima segunda-feira, 15 de abril.

A decisão foi aprovada por 22 votos favoráveis, 7 contrários e 5 abstenções. Neste mesmo dia, será instalado o Comando Nacional de Greve (CNG) na capital federal, composto por um representante de cada seção sindical em greve.

Na reunião, foi informado que duas seções sindicais do ANDES-SN já aprovaram, em suas respectivas assembleias, iniciar a greve antes do dia 15 de abril e 16 seções deliberaram pelo movimento paredista a partir do dia 15 de abril. Três deflagraram a greve com início em datas distintas no mês de maio, e oito se encontram em estado de greve. Ainda há seções que aprovaram indicativo ou construção da greve sem data determinada (5), seções contrárias ao indicativo de greve no dia 15 (3), seções contrárias à greve (4). Assembleias sem deliberação e as que não tiveram assembleias com essa pauta somam 5.

O calendário definido pelo Setor aponta a realização de uma semana de atividades locais nas instituições entre 22 e 26 de abril. O Setor das Ifes também aprovou a participação na Jornada de Luta “0% de reajuste não dá!”, convocada pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), nos dias 16, 17 e 18 de abril.

O primeiro dia será marcado por uma audiência pública para debater as mobilizações e paralisações das servidoras e dos servidores técnico-administrativos de universidades e institutos federais na Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, às 16h.

No dia 17, as e os servidores públicos federais farão uma grande marcha em Brasília, com concentração às 9h em frente à Catedral, com saída em direção ao bloco K do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Já no dia 18, as categorias presentes realizarão suas atividades de mobilização específicas pela reestruturação das carreiras das e dos SPF.

Fonte: ANDES

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Lavras: Copasa deve ter R$ 5 milhões bloqueados após nova multa por desabastecimento de água

A Copasa foi multada pela segunda vez em R$ 2,5 milhões após...

Conta de luz: cobrança deve aumentar até o fim do ano, diz diretor-geral da Aneel

A conta de luz dos brasileiros deve continuar mais cara até o...

Governo ira disponibilizar milhões de doses de vacina contra dengue em 2025

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou nesta quarta-feira (18) que a...

Vídeo: YouX Group e Fagammon inauguram Estúdio X

Foi inaugurado nesta quarta-feira (19) o Studio X, espaço voltado para tecnologia,...