Um terreno no bairro Vale do Sol está sendo utilizado para descarte de lixo e entulho. A reclamação é da moradora Mayra Vianini Chaves.
Ele fica localizado rua José Cicarelli. Uma câmera de segurança da casa da moradora chegou a flagrar um veículo sendo usado para fazer o descarte do material no local.
“Há várias latas com água no terreno, o que pode facilitar a proliferação do mosquito da dengue. Meu marido teve dengue no ano passado. Eu acredito que foi por conta do terreno”, afirmou.
Lei
A limpeza e manutenção dos lotes e terrenos urbanos em Lavras estão sendo regulamentadas pela Lei 4.695 – 2022, aprovada em 2022.
A manutenção, limpeza, capina e drenagem dos terrenos é de responsabilidade dos proprietários, que também passam a responder pela utilização como depósito de lixo, detritos ou resíduos de qualquer natureza, passível de penalidades.
Os terrenos também não podem ter mato acima de 60cm, acumular resíduos nocivos à saúde e nem acumular água empoçada, inclusive mantendo limpas as áreas de calçada, a fim de não atrapalhar a locomoção de pedestres.
A utilização de capina química ou queimada implicará em multa ao dono do terreno.