Pesquisa realizada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG) mostra que 62,3% dos consumidores mineiros consideram que os atendentes do comércio físico não estão totalmente preparados para oferecer suporte com as informações sobre os produtos.
A pesquisa, realizada em janeiro, ouviu consumidores de todas as regiões mineiras para entender como tem sido a experiência de atendimento no varejo. Segundo os dados, apenas 37,7% dos vendedores estavam preparados para vender um produto.
Considerando as últimas compras ou aquisições de serviços/produtos, 55,3% dos entrevistados disseram ter sido bem atendidos, enquanto 44,7% informaram que não tiveram uma boa experiência.
Os dados mostram também que 76,1% dos consumidores afirmaram não voltar mais ao estabelecimento diante do mau atendimento; 10,1% disseram reclamar na própria loja; 8,8% desistem da compra, mas retornam à loja depois; e apenas 5% reclamam via redes sociais/ Reclame Aqui ou SAC.
Perguntados qual a atitude quando um vendedor não os atende, 68,6% disseram que desistem da compra e apenas 31,4% pegam o produto e finalizam o procedimento sozinhos.
Sobre o tempo de espera de atendimento, 54,1% responderam não ter aguardado muito para serem atendidos, enquanto 45,9% afirmaram ter esperado mais do que o necessário. O levantamento também apontou que, em média, o tempo de espera de atendimento tem sido de 11 minutos.
Ainda de acordo com a pesquisa, no momento da compra, 57,9% dos mineiros precisam da ajuda do vendedor para escolher um produto. Outros 23,9% fazem pesquisa na internet antes de comprar e chamam o atendente apenas para concluir a compra. Apenas 18,2% responderam que ao chegar à loja, já têm todas as informações necessárias para adquirir o produto ou serviço.