quinta-feira , 19 setembro 2024
Lar Notícias Número de estabelecimentos religiosos é maior que da educação em Lavras
Notícias

Número de estabelecimentos religiosos é maior que da educação em Lavras

Dados foram divulgados pelo IBGE.

Pela primeira vez, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou o mapeamento de todas as coordenadas geográficas e os tipos de estabelecimentos do Brasil, coletados durante o Censo 2022.

Para divulgação dos dados, o IBGE realizou no dia 02/02, às 10h00, um evento para divulgação dos dados das Coordenadas Geográficas das Espécies de Endereços do Censo 2022, que aconteceu na Escola Estadual Alcides Rufo, em Ponte Alta do Tocantins (TO), com transmissão ao vivo do evento pelo Canal do IBGE no Youtube. Os dados podem ser visualizados na Plataforma Geográfica Interativa (PGI) e no panorama do Censo 2022.

No Censo 2022, foram registrados 111,1 milhões de coordenadas geográficas para as espécies de endereços, sendo que 81,5% (ou 90,6 milhões) são domicílios particulares (casas, apartamentos) e 104,5 mil (ou 0,1%) são domicílios coletivos (hotéis, presídios, pensões, asilos).

Além de informar o tipo de domicílio de um determinado endereço, os dados também apresentam a finalidade do uso do endereço. Assim, é possível observar os tipos de estabelecimentos existentes no país. Para isso, o IBGE criou cinco categorias: estabelecimento agropecuário, estabelecimento de ensino, estabelecimento de saúde, estabelecimento religioso, e estabelecimento de outras finalidades.

De acordo com os dados o ranking ficou assim:

  • Estabelecimento de saúde (hospitais, clínicas, pronto socorro): 247.510
  • Estabelecimento de ensino (escolas, creches, universidades): 264.445
  • Estabelecimento religioso (igrejas, terreiros, sinagogas e outros): 579.798
  • Estabelecimento agropecuário: 4.058.385
  • Estabelecimento de outras finalidades (lojas e outros): 11.706.713

O gerente do Cadastro de Endereços do IBGE, Eduardo Baptista, explica que “Cada endereço tem uma coordenada. Se em um mesmo local há duas espécies de endereços, como um domicílio particular e um estabelecimento agropecuário, então esse mesmo endereço terá dois pares de coordenadas, com dois registros diferentes no arquivo do produto”.

Após a divulgação dos dados, uma questão que tem sido discutida refere-se a quantidade de estabelecimentos religiosos no país ser superior aos estabelecimentos de ensino e saúde. Os dados apontam que para cada 100 mil habitantes, há 286 estabelecimentos religiosos, 130 estabelecimentos de ensino, e 122 estabelecimentos de saúde.

Em relação aos estados, comparando esses três tipos de estabelecimentos, o estado de Minas Gerais ocupa a segunda posição no país, conforme quadro abaixo:

Estado Estabelecimento religioso Estabelecimento de ensino Estabelecimento de saúde
São Paulo 83.938 40.746 56.993
Minas Gerais 59.281 24.184 32.966
Rio de Janeiro 55.222 16.499 15.402
Bahia 52.939 28.315 16.347
Pará 37.758 14.150 6.406

Na cidade de Lavras, os dados indicaram que há mais estabelecimentos de saúde, com 203, seguida pelos estabelecimentos religiosos, com 197, e após, os estabelecimentos de ensino, com 100.

Entretanto, numa recente entrevista concedida ao Curta Lavras, Rafael Rodrigues de Castro, doutorando em Administração pela UFLA, disse que os resultados iniciais da sua pesquisa sobre mapeamento da diversidade religiosa em Lavras, mostraram que na cidade há 256 locais de culto de diversas religiões. Nesse sentido, de acordo com esses dados, Lavras também tem mais estabelecimentos religiosos do que estabelecimentos de ensino e saúde.

Rafael destaca que uma das razões para essa diferença entre os resultados da sua pesquisa e os dados do Censo 2022 é a metodologia de coleta dos dados: “Pelo fato de alguns locais de culto não tem uma placa de identificação do local, ou as vezes o local onde acontece as celebrações religiosas serem em casas, pode impossibilitar a identificação do estabelecimento religioso. Tendo em vista essas e outras situações, eu utilizo duas formas de coleta dos dados: 1ª) informações disponíveis no Google Maps, sites e mídias sociais; 2ª) caminhando pelos bairros de Lavras e conversando com as pessoas que vivenciam ou não as religiões.”

Mesmo diante desses apontamentos, Rafael avalia que a divulgação dos dados das Coordenadas Geográficas das Espécies de Endereços pelo IBGE são um marco para toda sociedade: “É a primeira vez que o IBGE conseguiu coletar todas essas informações a nível nacional, as quais podem ser utilizadas por empresas em suas estratégias, por organizações da sociedade civil visando o desenvolvimento de projetos e parcerias, e pelo governo em relação as políticas públicas.”

Rafael finaliza mencionando uma fala muito importante de Ronilso Pacheco, Diretor de Programas no Instituto de Estudos da Religião (ISER), sobre essa comparação entre a quantidade de estabelecimentos religiosos, de ensino e de saúde. Ronilso, aponta que em diversos (por exemplo, EUA, Reino Unido, França) países tem mais locais de culto do que escolas e hospitais. Ou seja, esse dado não deveria ser surpreendente. Não é razoável pensar que para cada local de culto aberto, as escolas ou hospitais deixariam de ser construídos ou perderiam investimento ou relevância. Por fim, Ronilso, afirma que esse reforço de estereótipo de que igrejas crescem porque o estado é ausente, tem como pano de fundo uma ideia elitista “de que pessoas na periferia só são crentes porque são pobres e não tem assistência do estado.”

Fonte de dados: IBGE e G1

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Lavras: Copasa deve ter R$ 5 milhões bloqueados após nova multa por desabastecimento de água

A Copasa foi multada pela segunda vez em R$ 2,5 milhões após...

Conta de luz: cobrança deve aumentar até o fim do ano, diz diretor-geral da Aneel

A conta de luz dos brasileiros deve continuar mais cara até o...

Governo ira disponibilizar milhões de doses de vacina contra dengue em 2025

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou nesta quarta-feira (18) que a...

Vídeo: YouX Group e Fagammon inauguram Estúdio X

Foi inaugurado nesta quarta-feira (19) o Studio X, espaço voltado para tecnologia,...