No dia 21 de janeiro, as 16h, no Casa dos Conselhos (Rua Saturnino de Pádua, nº 546), será realizado o “Encontro Inter-religioso: Música, Arte e Diálogo Inter-Religioso”, em alusão ao Dia Mundial da Religião e ao Dia Nacional de Combate a Intolerância Religiosa. O objetivo do evento é propor reflexões com a comunidade lavrense sobre a importância de ações de combate a intolerância religiosa.
A programação contará com apresentações culturais de grupo e representantes religiosos de Lavras, uma palestra como o professor do Departamento de Ciências Humanas da UFLA, Flavio Fontenelle Loque, e em seguida, uma roda de diálogo moderada por Andrêsa Helena de Lima, do Conselho Municipal de Políticas Públicas de Igualdade Racial (CMPIR Lavras).
O dia 21 de janeiro foi instituído como Dia Nacional de Combate a Intolerância Religiosa em 27 de dezembro de 2007, por meio da Lei Federal nº 11.635. A escolha visa homenagear a Ialorixá baiana Gildásia dos Santos e Santos, conhecida como Mãe Gilda, que foi vítima de intolerância religiosa no final de 1999.
Além disso, neste ano, o Dia Mundial da Religião, que é celebrado no terceiro domingo de janeiro, também será no dia 21. A proposta de criação da data foi de membros da Fé Bahá’í. Incialmente, em 1947, a Assembleia Espiritual Nacional da Fé Bahá’í organizou uma palestra na cidade de Portland, nos EUA, que culminou na decisão de observar um evento anual, então conhecido como Paz Mundial através da Religião Mundial. Em 1949, o evento tornou-se mais popular nos EUA, fazendo com que os jornais locais o chamassem de “Dia Mundial da Religião”. A partir de 1950, os membros da Fé Bahá’í nos EUA oficializaram o dia como Dia Mundial da Religião e em outros países a data começou a ser celebrada.
Realização: “Diálogos – Observatório da Diversidade Religiosa (@dialogosobservatorio)” e “Conselho Municipal de Políticas Públicas de Igualdade Racial de Lavras (CMPIR Lavras)”.
Apoio: “Universidade Federal de Lavras (UFLA)” e “Prefeitura Municipal de Lavras”