A Copasa informa que o serviço de abastecimento de água de Lavras foi retomado na noite de ontem (09/01), após ter sido afetado pelas fortes chuvas que atingiram o município. Com isso, o abastecimento está sendo normalizado, de forma gradativa, no decorrer desta quarta-feira (10/01).
Segundo o gerente regional da Copasa, Josimar Cornélio da Páscoa, entre os danos causados está o rompimento de um trecho da rede adutora de água bruta que liga a captação no rio Grande à Estação de Tratamento de Água (ETA), provocada pela queda de um talude na BR-265.
Além disso, uma das principais unidades de bombeamento de água tratada também foi paralisada, devido à falta de energia elétrica por parte da concessionária responsável. “Desde o início da ocorrência, nossas equipes se mobilizaram e adotaram todas as medidas operacionais para que os impactos do desabastecimento fossem mitigados. Seguimos monitorando a situação e cuidando para que o fornecimento de água retome à sua normalidade o mais breve possível”, destacou o gerente.
Entre as medidas adotadas, a Copasa instalou um gerador de energia elétrica para garantir a retomada da unidade de bombeamento de água até que a concessionária responsável restabelecesse o serviço no local – o que aconteceu no início da tarde de hoje (10/01).
Além disso, a rede adutora já foi recuperada, e a recomposição do talude foi concluída. “Vale destacar que esta foi uma situação emergencial, mas que vai continuar recebendo total atenção da empresa, reafirmando o compromisso da Copasa com o município de Lavras”, ressaltou Josimar.
Ainda que o abastecimento já tenha sido retomado, a normalização completa exige algum tempo em razão da necessidade de recuperação dos reservatórios. Por isso, a Companhia conta com a compreensão dos clientes e reforça que o uso racional da água é importante em qualquer estação do ano e, mais ainda, quando ocorre algum tipo de interrupção no abastecimento.
Relacionamento com o cliente
A Copasa segue à disposição de seus clientes e pronta para prestar todos os esclarecimentos que se fizerem necessários, com relação à situação do abastecimento em Lavras, bem como para outros serviços.
Os clientes podem falar com a Copasa, informando o endereço completo e o motivo do contato, a qualquer momento, por meio dos telefones 115 ou 0800 0300 115; do site www.copasa.com.br ou pelo Aplicativo Copasa Digital (disponível para Android e iOS).
É possível optar também pelo atendimento virtual via WhatsApp pelo número (31) 9 9770-7000, com funcionamento de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 16h.