quinta-feira , 19 setembro 2024
Lar Notícias Ministério da Saúde inclui vacina contra Covid no Calendário Infantil
Notícias

Ministério da Saúde inclui vacina contra Covid no Calendário Infantil

Desde essa segunda-feira (1º ), a vacinação contra a Covid para crianças de seis meses a menores de cinco anos será integrada ao Calendário Nacional de Vacinação. O mesmo se aplicará aos demais públicos do grupo prioritário. Recomenda-se a administração da primeira dose aos seis meses, a segunda aos sete meses e a terceira aos nove meses.

No que diz respeito às vacinas Pfizer, o Ministério da Saúde especifica o uso da Pfizer pediátrica de tampa vinho para crianças de 5 a 11 anos, enquanto a vacina Pfizer bivalente de tampa cinza será destinada a partir dos 12 anos. Renato Kfouri, vice-presidente da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações), destaca a disponibilidade da vacina Pfizer baby no estoque, mas sugere a preferência pela vacina monovalente da Pfizer atualizada para a variante XBB. 1.5, aprovada pela Anvisa.

Kfouri ressalta a importância de adquirir as vacinas pediátricas já na formulação monovalente XBB, visando aprimorar a cobertura vacinal. Ele observa que, mesmo com vacinas compradas e não utilizadas, a baixa cobertura vacinal é um desafio. A vacina pode ser administrada junto às demais do calendário infantil, sem contraindicações, com a orientação de adiar a vacinação em caso de doença febril aguda.

Quanto às crianças de seis meses a menores de cinco anos, não vacinadas ou com doses em atraso, poderão completar o esquema de três doses, seguindo o intervalo recomendado. Crianças já imunizadas com três doses contra a Covid não necessitam de nova vacinação.

Para os demais públicos do grupo prioritário, incluindo idosos, imunocomprometidos e gestantes, o Ministério da Saúde indica a vacina Pfizer bivalente (tampa cinza), com a possibilidade de atualizações conforme aprovações regulatórias de novas vacinas.

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Lavras: Copasa deve ter R$ 5 milhões bloqueados após nova multa por desabastecimento de água

A Copasa foi multada pela segunda vez em R$ 2,5 milhões após...

Conta de luz: cobrança deve aumentar até o fim do ano, diz diretor-geral da Aneel

A conta de luz dos brasileiros deve continuar mais cara até o...

Governo ira disponibilizar milhões de doses de vacina contra dengue em 2025

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou nesta quarta-feira (18) que a...

Vídeo: YouX Group e Fagammon inauguram Estúdio X

Foi inaugurado nesta quarta-feira (19) o Studio X, espaço voltado para tecnologia,...