A culinária mineira ocupou papel de destaque em um levantamento produzido pelo site gastronômico TasteAtlas. A plataforma produziu um ranking com as 100 melhores regiões gastronômicas do mundo, consideradas ótimos destinos para 2024. Minas Gerais apareceu em 30º lugar, com avaliação de 4,26, sendo o estado brasileiro melhor colocado.
O site destacou na culinária mineira pratos como pão de queijo, tutu de feijão, feijão tropeiro, vaca atolada e biscoito de polvilho. Entre os produtos de destaque, estão: queijo canastra, minas e prado, jabuticaba e catupiry.
A Bahia é outro estado brasileiro que aparece no ranking, na 43ª posição, com avaliação de 4,18. Por lá, os pratos de destaque são: vatapá, moqueca baiana, bobó de camarão, acarajé, quindim e pimenta malagueta.
A Itália liderou as três primeiras posições do ranking, com Roma (4,93 de avaliação), Bolonha (4,86) e Nápoles (4,84), respectivamente. Macarrão à carbonara, lasanha à bolonhesa e pizza margherita estão entre os pratos mais tradicionais dessas regiões.
Avaliação
O TasteAtlas classifica pratos de diferentes culturas com base nas avaliações dos usuários, variando de 0,5 a 5. As médias dessas avaliações determinam a posição de cada prato. As classificações podem ser organizadas de várias maneiras, como por ingredientes ou métodos de preparo, e também podem destacar as melhores avaliações em uma culinária específica e outras categorias.