sexta-feira , 22 novembro 2024
Lar Cidade Camerata Laranjeiras emociona alunos do Centro Educacional Batista (RJ)
CidadeNotícias

Camerata Laranjeiras emociona alunos do Centro Educacional Batista (RJ)

Concerto da Camerata Laranjeiras promovido pela Confraria Nota Azul em Casimiro de Abreu (RJ).

A Confraria Nota Azul promoveu na manhã desta sexta-feira (24/11) mais uma edição da série Concertos Didáticos. O concerto de câmara com a Camarata Laranjeiras aconteceu no Centro Educacional Batista – PIB em Casimiro de Abreu, município do interior do Rio de Janeiro.

Com curadoria de Dea Backheuser e Rômulo Pizzolante, a apresentação emocionou a plateia formada por jovens estudantes com um repertório especialíssimo. Os músicos fizeram o público presente se envolver com palmas e danças.

O concerto veio de encontro ao Mês da Música, comemorado pelo Centro Educacional Batista, com o tema “Aprendendo e ensinando o ritmo das emoções”. A diretora da instituição, Mairy Cardoso da Mota Bastos, destacou a importância dessa proposta.

“Queremos oferecer aos nossos alunos e educadores os benefícios que a música proporciona nos campos educacional, cultural, fisiológico, neurológico e emocional.  A intenção é possibilitar a todos o acolhimento, a sensibilização e a edificação. Além de propiciar a aprendizagem através do ritmo, da harmonia e das sensações estabelecidas em nosso cérebro”, afirmou.

Músicos da Camerata Laranjeiras ao lado dos curadores da série Concertos Didáticos da Confraria Nota Azul, Dea Backheuser e Rômulo Pizzolante. 

A instituição trabalha com crianças acolhidas no projeto social abraçado pela Primeira Igreja Batista em Casimiro de Abreu. A escola aposta na arte e no esporte como veículos para despertar a imaginação, o conhecimento e a cultura entre seus alunos.

Com sua grande sensibilidade pedagógica e didática, a Camerata Laranjeiras apresentou um repertório eclético, no qual constou Edvard Grieg (1843-1907) e Tom Jobim (1927-1994), além de canções do universo da música pop, como Beyoncé e Guns in Roses. O grupo mostrou como a música pode estabelecer as mais diferentes conexões com a nossa alma. O concerto foi encerrado com uma apresentação musical dos próprios alunos Centro Educacional Batista.

Alunos do Centro Educacional Batista – PIB em Casimiro de Abreu (RJ) enceraram o concerto com uma apresentação. 

Essa edição do Concertos Didáticos realizada pela Confraria Nota Azul conseguiu cumprir mais uma vez a sua função que é promover a educação através da arte. O objetivo é oferecer concertos de câmara para escolas públicas e privadas, tendo como propósito aprofundar a linguagem e o aprendizado musical.

“Essa apresentação faz despertar na comunidade escolar as aptidões que estão adormecidas. A música tem colaborado no desenvolvimento da sensibilidade de nossos alunos, mostrando ser de enorme importância para o desenvolvimento emocional e de interação social”, finalizou Mairy Cardoso da Mota Bastos.

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Lavras: Instituições de caridade recebem 252 kg de pescado apreendido

Em 21 de Novembro de 2024, considerando o Período da Piracema 2024/2025,...

PF indicia Bolsonaro e militares por plano de golpe

A Polícia Federal (PF) indiciou nesta quinta-feira (21) o ex-presidente Jair Bolsonaro...

Prestes a ser lançada, Rota de Cicloturismo de Lavras promete ser marco histórico

Um dos projetos turísticos mais bem estruturados a serem implantados na cidade,...

Cadelas vítimas de maus tratos são acolhidas pelo Parque Francisco de Assis

Em 20 de novembro de 2024, militares do Grupamento de Polícia Militar...