O calorão em Minas Gerais está só começando e não são apenas as altas temperaturas que vão a extremos durante o fim de semana. O estado está em alerta para ocorrência de baixos índices de umidade do ar que, hoje e amanhã podem ficar abaixo dos 30%, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O índice encontra-se bem abaixo do ideal, estipulado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que varia entre 50% e 60%. A chuva pode aparecer apenas para quem estiver nas regiões Sul e Zona da Mata, sempre entre o fim da tarde e noite.
Com a prevalência da nova onda de calor, que se estabeleceu sobre grande parte do país, a previsão para este fim de semana é de máximas podendo chegar a 420C no Triângulo Mineiro, Noroeste e Norte. Nas cidades do Sul do estado, o sol ficará encoberto por nuvens, o que poderá provocar pancadas de chuva isoladas no fim da tarde e à noite.
Apesar da possibilidade de um refresco em parte do estado, a constância será de tempo seco e quente, uma vez que três avisos de possibilidade de calor extremo estão vigentes. Na capital, os termômetros devem chegar a 380C hoje, com mínima de 200C.
Além do calor, em grande parte de Minas Gerais já há possibilidade de névoa seca. O fenômeno ocorre normalmente durante a tarde quando as temperaturas estão mais altas. Ao contrário da neblina, que desloca a umidade, a névoa seca acontece quando a umidade do ar fica abaixo de 30%.
Em dias que o fenômeno acontece, a recomendação é que as pessoas aumentem o consumo de líquidos, principalmente água, evitem desgastes físicos nas horas mais secas e quentes, e evitem a exposição desnecessária ao sol.