quinta-feira , 19 setembro 2024
Lar Cidade Unilavras iniciará construção do Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres
CidadeEventosNotícias

Unilavras iniciará construção do Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres

O Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETRAS) funcionará no Campus 2 do Unilavras.

O Centro Universitário de Lavras (Unilavras) realizará na próxima sexta-feira (10), às 13h30, a cerimônia de lançamento da pedra fundamental do Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETRAS).

O CETRAS Lavras será uma entidade autorizada a receber, identificar, marcar, triar, avaliar, recuperar, reabilitar e destinar animais silvestres e exóticos provenientes das ações de fiscalização do estado, de entrega voluntária de particulares ou do recolhimento no ambiente rural e urbano quando em situação de risco ou feridos.

O evento marcará o início das obras de construção, implementação e operacionalização do centro, que funcionará nas dependências do Campus Água Limpa do Unilavras. Uma área de 6.670 m². O local abriga os cursos de Medicina Veterinária e Gestão do Agronegócio do Unilavras.

Para além da estrutura oferecida, o Unilavras, com seu curso de Medicina Veterinária, será muito beneficiado com a instalação do CETRAS. Alunos e professores poderão desenvolver e aprimorar habilidades com animais silvestres, que serão atendidos no local. No âmbito educacional, o Cetras será um diferencial gigantesco para o Unilavras enquanto parceria de estudos e desenvolvimento de projetos.

Alunos e professores da instituição poderão desenvolver e aprimorar habilidades com animais silvestres.

O Termo de Cooperação Técnica para a construção do centro foi assinado em maio deste ano entre o Instituto Estadual de Florestas (IEF), Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e o Unilavras.  O Cetras Lavras irá atender cerca de 200 municípios do Sul de Minas.

O IEF ficará responsável pelo recebimento das aves silvestres e exóticas oriundas de ações de fiscalização estaduais, recolhimento e entrega voluntária na região, atuando na identificação das espécies, marcação, triagem e avaliação clínicas, além do manejo alimentar e sanitário das aves até sua recuperação e retorno à natureza.

A iniciativa conta também com apoio institucional da Agência Regional de Proteção Ambiental da Bacia do Rio Grande (Arpa Rio Grande), que atua na captação e disponibilização dos recursos e do Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais (Cemais), organização sem fins lucrativos que trabalha no fomento de parcerias entre setor público, privado e sociedade civil.

Atualmente, Minas Gerais conta com cinco Centros de Triagem e Reabilitação, localizados em Belo Horizonte, Montes Claros, Juiz de Fora, Patos de Minas e Divinópolis. Ainda em 2023, serão inauguradas duas novas unidades nos municípios de Gouveia e Januária, ambos no Norte do estado.

 

 

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Lavras: Copasa deve ter R$ 5 milhões bloqueados após nova multa por desabastecimento de água

A Copasa foi multada pela segunda vez em R$ 2,5 milhões após...

Conta de luz: cobrança deve aumentar até o fim do ano, diz diretor-geral da Aneel

A conta de luz dos brasileiros deve continuar mais cara até o...

Governo ira disponibilizar milhões de doses de vacina contra dengue em 2025

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou nesta quarta-feira (18) que a...

Vídeo: YouX Group e Fagammon inauguram Estúdio X

Foi inaugurado nesta quarta-feira (19) o Studio X, espaço voltado para tecnologia,...