A Concessionária Minas Verde John Deere, com sede em Lavras, acreditando na importância criar conexões que transformam vidas, firmou uma parceria com o Presídio de Lavras. Por meio do programa Idealist, a empresa se uniu ao projeto “Brincando e Aprendendo”, promovido pela Associação Novo Caminho (ANOC) em Boa Esperança.
Com isso, através dos colaboradores da loja de Boa Esperança, proporcionaram momentos de alegria às crianças da associação ao entregar brinquedos pedagógicos, que foram confeccionados pelo detentos do Presídio de Lavras a partir de resíduos de madeira que a Minas Verde disponibilizou.
“Conhecemos a ANOC através do programa Idealist, que realiza conexões entre entidades, doadores e parceiros. Atualmente, a associação atende 128 crianças e adolescentes, com idades entre 5 e 17 anos”, destaca a empresa.
Ressocialização
Inseridos no projeto “Fábrica da Alegria” detentos do sistema prisional mineiro estão produzindo brinquedos a partir de madeira, linhas de crochê e tecidos. Todos os itens fabricados são destinados à doação.
Em 2022, os detentos fabricaram um total de 8.645 brinquedos e somente no primeiro semestre deste ano já foram produzidos 6.670 itens.
Os itens variam de carrinhos e jogos de encaixe a maquetes de pista, quebra-cabeças, amigurumis e casinhas de boneca. Além disso, são produzidos objetos lúdicos e outros brinquedos pedagógicos para distribuição em escolas, creches, brinquedotecas instaladas nos Núcleos de Assistência à Família (NAF) e de entidades assistenciais que atendem crianças em situação de vulnerabilidade social.
O Presídio de Lavras é um dos poucos do Estado inseridos neste programa que dá ao detento a oportunidade de aprendizado e ressocialização.
ANOC
A Associação Novo Caminho (ANOC) é uma associação civil de direito privado, sem fins econômicos, criada em 08/08/2002 por Dom Spiridon Mattar (bispo emérito) com o objetivo principal de conduzir crianças e adolescentes moradoras dos bairros carentes no entorno do Santuário Bom Jesus, em Boa Esperança, para um desenvolvimento sociocultural através de oficinas diversas como: artesanato, artes cênicas, ballet, dança, canto, violão, culinária, música, salão de beleza (cabeleireiro e manicure), recreação, fanfarra, reforço escolar, inglês, literatura, biblioteca, computação entre outras.
Estas oficinas colaboram diretamente para uma melhor formação da personalidade dos assistidos e uma justa inclusão social. Atualmente são atendidas 128 crianças e adolescentes com idade entre 5 a 17 anos.