Lar Notícias Saúde começa a oferecer canetas emagrecedoras via SUS em hospitais federais
Notícias

Saúde começa a oferecer canetas emagrecedoras via SUS em hospitais federais

Ao longo de dois anos, 250 pacientes do SUS com obesidade grave ou associada a comorbidades serão acompanhados pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC).

O Ministério da Saúde deu início, nesta sexta-feira (26), a um projeto-piloto que utilizará a semaglutida, princípio ativo de medicamentos conhecidos como “canetas emagrecedoras”, no tratamento de pacientes com obesidade atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa começou no Grupo Hospitalar Conceição (GHC), no Rio Grande do Sul, onde foi realizada a primeira aplicação da medicação em um paciente.

Batizado de Real-Bari, o estudo acompanhará, durante dois anos, 250 pacientes com obesidade grave ou associada a outras doenças, todos já em acompanhamento no hospital e com indicação para cirurgia bariátrica. O objetivo é avaliar a eficácia clínica, a segurança, os impactos na qualidade de vida e os custos do uso da semaglutida na realidade do SUS.

Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o Brasil passa a ser pioneiro na avaliação desse tipo de tratamento dentro do sistema público, buscando gerar evidências para futuras decisões sobre a incorporação da tecnologia.

Os participantes do estudo deverão apresentar diagnóstico de obesidade há pelo menos um ano, histórico de falha no tratamento convencional e capacidade de realizar a autoaplicação do medicamento ou contar com auxílio de um cuidador.

Apesar da iniciativa, o Ministério da Saúde reforça que medicamentos à base de semaglutida e liraglutida ainda não fazem parte da lista de medicamentos oferecidos pelo SUS. Uma eventual incorporação dependerá da análise técnica, científica e orçamentária da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec).

Em 2024, o SUS realizou 9,7 milhões de atendimentos relacionados à obesidade, um aumento de 57% em comparação com 2022, refletindo a ampliação do acesso ao tratamento da doença na rede pública.

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Prefeitura instala painéis eletrônicos para orientar motoristas em vias

Equipamentos vão exibir informações em tempo real sobre o trânsito, campanhas educativas...

Operação da Polícia Civil prende casal em Ijaci

As investigações sobre a morte de um homem de 41 anos, ocorrida...

Matrículas para Educação de Jovens, Adultos e Idosos seguem abertas em Lavras

Estão abertas até o dia 10 de julho as matrículas para a...

Sábado tem debate sobre mulheres negras no mercado de trabalho na UFLA

Lavras recebe nesta sábado, 27 de junho, mais uma edição do Clube...