Ar gelado começa a invadir o país na sexta-feira (8) e deve ganhar força no domingo.
Uma forte massa de ar polar deve avançar sobre o Brasil a partir do próximo fim de semana e tem potencial para provocar a maior queda de temperatura do ano até o momento em diversas regiões.
A previsão é de que o ar gelado comece a invadir o país a partir de sexta-feira (8), pelo extremo sul, e ganhe força no sábado (9) e no domingo (10), espalhando-se rapidamente por estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com reflexos até no oeste da Amazônia.
Segundo os meteorologistas, as madrugadas mais geladas devem ficar entre o domingo e a terça-feira (12).
Nas capitais do Sul, a mudança será sentida com força. Em Porto Alegre (RS), a previsão aponta mínimas perto de 9°C no domingo, com tendência de queda nos dias seguintes.
Em Curitiba (PR), os termômetros podem cair para 6°C na segunda-feira (11), depois de uma sexta com chuva e temporais no fim do dia.
Em Florianópolis (SC), as mínimas devem ficar próximas de 11°C entre domingo e segunda. Antes do frio, sexta e sábado ainda devem ter chuva forte em parte da região, especialmente no Paraná e em Santa Catarina, com volumes elevados em alguns pontos.
O frio intenso também deve influenciar o Sudeste. Em São Paulo (SP), há previsão de queda acentuada nos termômetros a partir de domingo, com mínima de 11°C na segunda e em torno de 10°C na terça.
No Rio de Janeiro (RJ), a baixa também deve ser sentida: depois de máximas de 32°C no sábado, a temperatura desaba para algo perto de 20°C na segunda-feira.
Em Belo Horizonte (MG), o tempo segue com sol e muitas nuvens ao longo da semana, sem grandes mudanças até a chegada do ar frio, e em Vitória (ES) há previsão de pancadas de chuva entre sexta e segunda.
















