Lar Notícias Cemig celebra Dia Mundial da Água em Lavras
Notícias

Cemig celebra Dia Mundial da Água em Lavras

*Cemig promove ações em Lavras em celebração ao Dia Mundial da Água

 Companhia reforça ações para conservação ambiental com programas pioneiros

O Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, será marcado por diversas ações educativas realizadas pela Cemig ao longo do mês. Por meio dos programas EcoCiente e Peixe Vivo, a iniciativa busca conscientizar sobre a importância da preservação da água, destacando seu papel essencial para a vida, o desenvolvimento econômico e a manutenção dos ecossistemas.

As atividades abordarão temas como a gestão da qualidade das águas, práticas ambientais sustentáveis e o impacto da preservação no bem-estar humano. Além disso, a campanha reforça a relevância da água na geração de energia hidrelétrica, uma das principais áreas de atuação da companhia.

“As iniciativas de educação ambiental desenvolvidas pela Cemig no cuidado com a água reforçam a atuação da empresa na conservação desse recurso e precisam do engajamento social. Por isso, convidamos os moradores dos municípios onde vamos fazer essas ações a participarem das atividades para fortalecer o uso responsável e sustentável desse bem natural”, afirma a bióloga Cíntia Veloso Gandini, da Cemig.

Durante o mês de março, a Cemig irá realizar diversas ações educativas nas cidades de Lavras (18 e 21 de março), Divinópolis (21 e 23 de março), Quartel Geral (26 e 27 de março), São Gonçalo do Rio Abaixo (29 de março) e Belo Horizonte (31 de março).

Saiba mais sobre os programas Peixe Vivo e EcoCiente

Desde 2007, a Cemig promove o Programa Peixe Vivo, iniciativa que busca reduzir o impacto sobre a ictiofauna, conjunto de espécies de peixes de uma região, integrando a geração de energia elétrica à preservação das espécies nativas. Um dos pilares do programa é o investimento em Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento, que ampliam o conhecimento científico sobre os peixes da região e auxiliam na elaboração de estratégias de conservação mais eficazes.

Outra frente de destaque é o EcoCiente, programa lançado em 2024 e alinhado ao compromisso da Cemig com práticas ESG (ambientais, sociais e de governança). A iniciativa busca sensibilizar e conscientizar stakeholders, formando cidadãos multiplicadores para disseminar boas práticas ambientais e contribuir para a gestão sustentável no setor elétrico.

De acordo Cíntia Veloso Gandini, a combinação dos programas EcoCiente e Peixe Vivo da companhia representam uma oportunidade para mobilizar comunidades e estimular soluções para a preservação da água, reforçando o compromisso da Cemig com práticas ambientais e sociais responsáveis.

1º relatório de desempenho anual do EcoCiente

A Cemig lançou o relatório de Desempenho do EcoCiente cujo objetivo é promover a conscientização dos colaboradores da empresa e de toda a população de Minas Gerais para as questões ambientais. Realizado em parceria com a Clam Meio Ambiente, o documento contém os resultados consolidados de todas as atividades realizadas em 2024, entre elas, as capacitações sobre “queimadas” e “resíduos sólidos”.

“O EcoCiente é um programa voluntário que começou em 2024 e a publicação desse relatório mostra importantes resultados em pouco tempo. A atuação do programa consolida o compromisso da Cemig com os pilares ESG, levando conhecimento a toda a sociedade mineira e promovendo mudanças nos padrões de uso e consumo dos recursos naturais”, analisa o gerente de Gestão Ambiental, Rafael Augusto Fiorine.

*Serviço*

Ações em Lavras em Celebração ao Dia Mundial da Água

18/03 – Palestra na Escola Paulo Menicucci

21/03 – Blitz educativa na Praça Augusto Silva

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Avança projeto que busca proteger aluno autista do excesso de ruído

Relatora, Damares Alves apresentou texto substitutivo que amplia alcance das medidas propostas. ...

Jovem de 25 anos é vítima de feminicídio em Itumirim

A Polícia Civil de Minas Gerais investiga o caso de feminicídio ocorrido...

Complexo Ferroviário passa para gestão de São João del-Rei e Tiradentes

Complexo Ferroviário de São João del-Rei inicia uma nova etapa com a...

Instalação de pórticos semafóricos reforçam a mobilidade urbana na cidade

Tecnologia utilizada em grandes centros urbanos chega ao município com recursos de...